domingo, 19 de setembro de 2010

"National Indie Hits" - Wry - 2010

O Wry, banda paulista da cidade de Sorocaba anunciou seu fim este ano. Tudo começou em junho de 1994 com um show em Santos para se propagar por 14 anos entrecortados entre Brasil e Inglaterra. Um dos mais conceituados nomes do cenário independente com discos como “Flames in the Head" de 2006 no currículo, a banda cantava em inglês na grande maioria das vezes e explorava a linha de grupos como The Jesus & Mary Chain e My Blood Valentine.
O fim do Wry (ou recesso por tempo indeterminado como eles disseram) passa basicamente por questões financeiras, o que via de regra sempre acontece no cenário alternativo. Parte da banda é sócia de um bar em Sorocaba/SP (Asteroid) e como o negócio anda bem resolveram concentrar os esforços nesse empreendimento. Outra parte ainda está na capital inglesa. Para trás ficou toda a discografia liberada para download, além de um presente especial.
“National Indie Hits” é esse presente de despedida, um álbum somente de covers de bandas que o Wry admira e trabalharam simultaneamente na mesma época deles. São 13 faixas distribuídas em 44 minutos que resultam em um retrato extremamente bonito do rock independente brazuca. Iniciando com a ótima “Evisceration” do Killing Chainsawn, se espalha depois por diversas outras regiões do país trazendo bandas não tão conhecidas como o Space Rave.
É petardo atrás de petardo. O Wry dá novas cores a belíssima “Canção do Adolescente” do Astromato, assim como a “Loveless” do Pelv’s e a cínica “Novos Adultos” do Walverdes. Na versão de “Guts” do Pin Ups, uma sensação de paralisia estanca no ar. As guitarras enchem o ar em uma canção das mais clássicas da banda paulista. E ainda tem “Precious Love” do Low Dream, “Christmas Falls on a Sunday” do Brincando de Deus e “I Feel You” do Snooze.
Em “Burn Baby Burn” do MQN e “Not the Same” do Biggs a sujeira de garagem aparece com tudo que tem direito deixando o noise invadir em “Inside My Mind (Again)” do Vellocet e “Angel's Wheels” do Sonic Disruptor. Entre outros que passaram pela banda, a formação clássica residiu em Mário Bross, Lu Marcelo, Renato Bizar e Chokito que deixam para trás uma carreira honesta e bonita, finalizando com um suave toque de midas no seu testemunho final.
“National Indie Hits” e toda a discografia para download, aqui.
Blog: http://wrynow.blogspot.com My Space: http://www.myspace.com/wrymusic

2 comentários:

Dr.Rodrigo Pinheiro disse...

Muito bom kra! culura pop eh o q há de melhor, e o Brasil tem muitos artistas dessa cultura a oferecer, pena que não chega aos ouvidos da minoria que curte!!
Valeu msmo!

Adriano Mello Costa disse...

Rodrigo, um dia isso há de mudar e a cultura será mais de todos. Abs.