quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Escaldante Banda" - Garotas Suecas - 2010

Uma pequena introdução antecede o groove funk e o naipe de metais explodindo com ritmo e vigor. Assim começa “Tudo Bem” a primeira faixa de “Escaldante Banda”, aguardado disco de estréia dos paulistas do Garotas Suecas. Para quem já conhecia a banda de shows ou de canções contidas nos Ep’s anteriores como “Ninguém Te Ama Como Eu” e “Codinome Dinamite” não se sentirá decepcionado, pois a energia e a colagem sonora aparecem ainda melhor.
Formado por Guilherme Saldanha (vocal), Tomaz Paoliello (guitarra e vocal), Sergio Sayeg (guitarra), Perdido (baixo e vocal), Irina Bertolucci (teclados e vocal) e Nico Paoliello (bateria), o Garotas Suecas é inusitado não somente pelo nome, como também pela sonoridade desenvolvida. Nela circulam Tim Maia, Roberto Carlos, Mutantes, soul, funk, samba e rock dos anos 60 em geral. O resultado? Canções para não deixar ninguém sem balançar o corpo ao léu.
Logo depois de “Tudo Bem”, “Banho de Bucha” assume o papel de continuar chacoalhando a atmosfera. “Ela” que vem em seguida é singela com seus versos: “Ela me pediu para escrever uma canção/palavras simples sobre os acordes do meu violão/ela me pediu para dizer o quanto gosto dela”. “Não Se Perca Por Aí” tem apenas 2 minutos e 39 segundos. Popzaço encharcado de jovem guarda. “Você Não É Tudo Isso Meu Bem” brilha com sua ironia e acidez.
Em “Mercado Roque Santeiro” o Garotas Suecas pira de vez. Brincando de modo divertido com a letra une tropicália, psicodelia e soul na mesma embalagem. Já “Ninguém Mandou” é um projeto de samba rock que se delicia flertando de maneira leve e malemolente com o soul. “Alma” lembra um pouco a mistura que os gaúchos do Vídeo Hits gostavam de fazer e “Olhos do Cara” é suingue puro. Para finalizar, o sessentismo com samba de “Sunday Night Blues”.
O Garotas Suecas vinha causando burburinhos há certo tempo e “Escaldante Banda” chega confirmando para o bem estas conversas. É um álbum completamente indicado para qualquer hora do dia, qualquer festinha de amigos, qualquer rua ou qualquer esquina. Para espantar o mau humor e fazer dançar e cantar. O grupo que já foi elogiado pelos seus shows no exterior e também está lançando o registro na gringa, pode almejar o céu como limite. Quem pode saber?
“Escaldante Banda” está disponível gratuitamente para download no site oficial da banda:
http://www.bandagarotassuecas.com.br

Nenhum comentário: