segunda-feira, 12 de julho de 2010

"A Culpa é Do Fidel" - 2006

Anna de la Mesa tem nove anos no começo dos anos 70. Vive na França em uma casa grande e na escola católica onde estuda aprende o que entende como bons modos. Seus avôs de um lado são produtores de vinho da região de Bordeaux e do outro amigos e entusiastas do regime do ditador Franco na Espanha. Seus pais seguem a cartilha dos avôs, até que uma tia aparece junto com a filha vinda da Espanha, onde o marido foi assassinado pelo governo.
Anna de la Mesa, interpretada notavelmente por Nina Kervel-Bey é o ponto central do filme francês de 2006, “A Culpa é do Fidel”, primeiro trabalho da diretora Julie Gravas, filha do cineasta grego Costa-Gravas. Esse conturbado período histórico onde a briga política estava acirradíssima é demonstrado pelos olhos de uma garotinha, que de repente vê seu mundo e suas crenças ruírem sem qualquer aviso, o que lhe deixa emburrada e perdida.
Quando seus pais resolvem virar comunistas, que na visão da garotinha são “barbudos e vermelhos”, pois a empregada refugiada de Cuba assim o disse, o mundo fica chato, sem mais tempo para brincadeiras e com várias mudanças, incluindo da grande casa para um apartamento pequeno, que vive abarrotado de gente. Seu irmão mais novo François (Benjamin Feulliet) não sente tanto e se demonstra como um contraponto mais cômico no longa.
Julie Gravas se baseou livremente em livro de Domitilla Calamai para escrever “A Culpa é do Fidel”, mas ela própria deve ter passado por muitas situações parecidas, já que seu pai é um socialista famoso. O mundo planejado na época pelos comunistas é extremamente chato para uma criança e em cima disso a diretora cria um filme divertido, mas não menos crítico. As perguntas de Anna de la Mesa põem em cheque partes da doutrina dos seus pais e amigos.
Enquanto os pais se preocupam em ajudar tanto na França quanto em viagens, Salvador Allende a ganhar as eleições e se manter no poder no Chile, Anna vai se adequando ao novo mundo, abrindo sua cabeça. Quando Augusto Pinochet dá o golpe que o manterá no poder por 17 anos, Anna sofre tanto quanto o pai. “A Culpa é do Fidel”, critica a política da época de maneira inteligente e versa sobre mudanças e recondicionamentos para agradar bastante.

Um comentário:

Bruna disse...

Baixar o Filme - A Culpa é do Fidel - http://mcaf.ee/2dtsi