quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"UHUUU!" - Cidadão Instigado - 2009

O Cidadão Instigado é uma das bandas mais interessantes da música alternativa nacional, desde que apareceram com “O Ciclo da Dê.Cadência” na primeira metade dessa década. Os experimentalismos comandados pelo guitarrista e vocalista Fernando Catatau esbanjam criatividade, formando até uma marca pessoal com seus timbres e efeitos. Em 2009 o grupo chega ao terceiro disco, mantendo a ótima forma e o nível de qualidade.
“UHUUU!”
é um disco bem mais acessível que os anteriores, com um foco maior nas canções do que na área instrumental e conceitual. A formação mais recente que traz além de Fernando Catatau, Régis Damasceno (guitarra, violão e vocal), Rian Batista (baixo e vocal), Clayton Martin (bateria) e Kalil Alaia (técnico de som e efeitos), passou três meses em estúdio para gerar o novo trabalho, o melhor da sua carreira.
O conhecido experimentalismo ainda está presente em várias passagens, assim como as influências da música nordestina e da música brega, no entanto veste uma roupa mais clara, mais pop, mais alegre, apesar dessa alegria estar envolta a letras que guardam um lado mais escuro e tenso. “UHUUU!” contou com o patrocínio da Funarte através do Projeto Pixinguinha, o que resultou em uma produção melhor e muito bem encaixada.
São onze canções que se iniciam com a acidez e o ritmo circense de “O Nada”, passam pela participação especial de Arnaldo Antunes em “Doido”, encantam com “Dói”, que poderia ser descrita como um soul-brega-psicodélico, faz dançar com “Escolher Pra Quê”, namora a jovem guarda e o brega em “Como As Luzes”, viaja em lisergia em “A Radiação Na Terra” e “Deus É Uma Viagem” e faz cantar na bonita “Homem Velho”.
Ao aliar as influências dos dois primeiros discos e deixá-las com um teor pop mais elevado, o Cidadão Instigado acerta a mão em cheio nesse “UHUUU!”. Fernando Catatau consolida não somente seu grupo, mas também o grande músico que é, demonstrando todo seu talento no decorrer do trabalho. “UHUUU!” é música inteligente e merece tranquilamente figurar nas listinhas de melhores do ano que passa.

Nenhum comentário: