quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Vou Voltar Andando" - Comadre Fulozinha - 2009

O Comadre Fulozinha foi formado em 1997 dentro da forte cena de Recife, que exalava novidade para o resto do país com sua repaginagem de regionalismo com uma textura mais pop e moderna. O grupo lançou o primeiro disco em 1999, quando ainda respondia por Comadre Florzinha e o segundo “Tocar Na Banda” em 2003. Os dois trabalhos receberam diversos elogios da crítica e cativaram um pequeno público.
Da formação original que sofreu diversas alterações no decorrer dos anos, só ficou a percussionista e vocalista Karina Buhr, que em 2009 comanda seu grupo em mais um trabalho, o bonito “Vou Voltar Andando”. O disco traz dez canções espalhadas por 40 minutos, que mantêm viva a sonoridade forte, baseada principalmente em percussões e vocais, mas que desta vez aparecem mais suaves e mais liricos.
A atual formação conta além de Karina com Mairah Rocha (vocal e percussão), Flávia Maia (vocal e percussão), Letícia Coura (vocal, percussão, cavaquinho e violão) e Marcelo Monteiro (saxofone e flauta), além de Dani Zulu (vocal e percussão) que faz participação especial no disco. A mistura de baião, côco, cirandas e maracatus se faz presente, mas é completamente mais suave que os registros anteriores, talvez por culpa do trabalho solo de Karina Buhr.
O resultado disso é que em meio a congas, pandeiros, caixas, ganzás, sax, trombone, tuba, violão e muitos intrumentos mais, temos melodias bem resolvidas em todas as canções, estas sem exceção, composições de Karina Buhr. Já na abertura, somos apresentados a belíssima “Presta Atenção”, que teima em retornar e tocar novamente. Outros destaques um pouco maiores são “Passarinho”, “2 de Janeiro”, “Rosa Alvarinha” (outro belo momento) e “Palo Santo”.
Em optar por fazer um trabalho um pouco mais voltado para a mpb, soando mais pop e flertando com outros estilos, experimentando entre eles durante este “Vou Voltar Andando”, o Comadre Fulozinha constrói seu melhor disco na carreira e consegue emocionar em várias passagens. Um trabalho simples e singelo, delicado e forte. Um trabalho para ser escutado e apreciado sem se preocupar com a moderação.
My Space: http://www.myspace.com/comadrefulozinha

Nenhum comentário: