quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Brasil Afora" - Os Paramas do Sucesso - 2009

Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone são um patrimônio do pop rock brazuca. Na frente dos Paralamas do Sucesso lançaram discos clássicos, cravaram canções na mente de milhares e proporcionaram momentos únicos com seus shows durante os muitos anos de estrada. Enquanto a esmagadora maioria da geração 80 vem repetindo o passado ou produzindo material sem grande qualidade, o trio solta em 2009 mais um bonito disco na sua carreira.
Quando do lançamento do disco ao vivo com os Titãs no ano passado, aliado a alguns recentes registros ao vivo e o apenas mediano último álbum de estúdio, “Hoje” de 2005, parecia que o grupo também entraria na mesma roda dos seus compatriotas de década. Para o bem dos fãs, não foi isso o que aconteceu. Em “Brasil Afora”, Herbert, Bi e Barone, encontram novamente sua veia mais feliz e trazem sorrisos novamente.
“Brasil Afora” é o resumo de vários discos da carreira da banda, como não podia ser diferente, se levado em consideração tudo que já foi produzido anteriormente. Temos uma colcha de retalhos feita com “O Passo do Lui” de 1984, “Bora Bora” de 1988, “Nove Luas” de 1996 e “Hey Na Na” de 1998, sempre com a habitual qualidade instrumental, tanto do trio, quanto dos seus tradicionais comparsas como o tecladista João Fera.
O bom e velho Paralamas se faz presente em todas as onze faixas desse “Brasil Afora”, desde a abertura com o ska leve e tranqüilo com os metais comandando de “Meu Sonho” até o fechamento com o rock curto de “Tão Bela”, passando por reggaes, pop, rock e baladas como a bonita “El Amor”, versão para uma música de Fito Paez. Antigos colaboradores como Carlinhos Brown, Liminha e Arnaldo Antunes também aparecem.
A cereja em cima do bolo fica por conta do saboroso rock de “Aposte Em Mim”, com a marca registrada da banda e a brasileiríssima “Mormaço” em parceria com Zé Ramalho, remetendo ao excelente “Severino” de 1994, além da leve e descompromissada “A Lhe Esperar”. É sempre bom e prazeroso ver uma grande banda lançar um bom trabalho, se mantendo na ativa com qualidade e com a produção de material novo. Longa vida aos Paralamas.
Site oficial: http://osparalamas.uol.com.br

Nenhum comentário: