terça-feira, 3 de julho de 2007

"A Torre Negra Vol. I - O Pistoleiro" - Stephen King


J.R.R Tolkien já inspirava bastante devoção muito antes de Peter Jackson levar as telas a saga de Frodo e Cia, seu universo imaginário recheado de personagens e histórias fantásticas vem conquistando fãs há muito tempo. Um destes fãs se chama Stephen King (premiadíssimo escritor americano) que ainda universitário na década de 70, começou a construir sua própria saga intitulada “A Torre Negra”

Inspirado em um poema épico do século XIX chamado “Childe Roland à Torre Negra Chegou”, Stephen King usou e abusou das idéias de Tolkien, mas adicionou a mistura milhares de referências pop, toques do faroeste italiano de Sérgio Leone, ficção cientifica e boas doses de terror (que virou a marca registrada do autor), tudo isso para criar a história de Roland de Gilead, o último pistoleiro condenado a vagar em um pós mundo devastado em busca de sua salvação, assim como da sua idéia de vida.

O primeiro volume da série de 7 livros, “O Pistoleiro” foi lançado no Brasil em 2004 e agora com a conclusão da saga neste ano, começa a ser maior divulgada pelo país. “A Torre Negra Vol I” não é um livro fácil, como o próprio autor escreve no prefácio, a história ainda está se encontrando e só começa a deslanchar mais a frente, consolidando as idéias que são apresentadas meio anarquicamente no inicio.

Em “O Pistoleiro”, Roland de Gilead parte atrás de uma enigmática figura denominada Homem de Preto, que na sua concepção tem a chave para algumas respostas. Essa perseguição cria ambientes fantasiosos em que o tempo se converte e se mistura, sem qualquer lógica, sendo este tempo um personagem quase tão importante quanto o próprio Roland, deixando todos confusos quanto suas medidas e percepções.

Stephen King chamou esta série como “o mais longo romance popular de todos os tempos”, como ainda estou começando a segunda parte dos sete livros, ainda não sei se é para tanto. Nesta primeira incursão, muita coisa fica em aberto, mas a idéia é que tudo faça sentido mais para a frente. Depois coloco as impressões sobre “A Escolha Dos Três”, próxima parte da saga que está sendo digerida atualmente.

Mais aqui:
http://www.torrenegra.com.br

Nenhum comentário: