quinta-feira, 12 de julho de 2007

"Everbody" - The Sea And Cake - 2007

A primeira vez que ouvi falar na banda The Sea And Cake foi lá pelos idos de 1996,1997 quando o excelente disco “Biz” de 1995, caiu no meu colo por empréstimo de um amigo. A banda de Chicago faz um post-rock de qualidade, misturando o pop com jazz, eletrônica, krautrock e tudo mais que der vontade, mas sempre em doses homeopáticas e muito bem adicionadas.

Depois disso acompanhar a banda foi sempre uma tarefa prazerosa. O The Sea And Cake é um projeto paralelo do John McEntire do Tortoise, que aqui comanda as baquetas, percussões e sintetizadores ao lado de Sam Prekop (vocal, guitarra), Archer Prewitt (guitarra, piano, vocal) e Eric Claridge (baixo e sintetizadores). O quarteto faz um som saboroso de ser escutado, sem maiores alardes.

No seu novo álbum “Everbody” lançado em maio deste ano, a banda deixa de lado os sintetizadores e aposta basicamente nos seus instrumentos obtendo ótimos resultados. Mais um daqueles discos que cabem na categoria “para se escutar em um domingo de manhã”. Sam Prekop canta com uma beleza que se não chega a ser estonteante esbanja tons cativantes. Difícil não voltar o player mais uma vez.

É claro que os ecos do passado ainda se fazem presentes nas mais “tradicionais” (para o som da banda) “Exact to Me” e “Ligthning”, no entanto em faixas como “Too Strong”, “Crossing Line” e “Coconut”, vemos o pop ali presente, límpido e fulgaz como os primeiros raios de sol da manhã. “Transparent” tem a incumbência de fechar as portas e consegue isso com maestria em uma grande quase balada, com direito até a alguns dedilhados de violão.

O The Sea And Cake não quer provar nada a ninguém, deseja apenas fazer sua música com influências de post-rock e de bandas como Tortoise, Yo La Tengo e Sonic Youth. Só por essas influências já era merecido dar atenção ao seu trabalho, que aparece com um dos bons lançamentos do ano, enchendo o ouvinte de tranqüilidade e paz dentro da sua alma.

Site oficial:
http://www.theseaandcake.com

Um comentário:

Mizuhara disse...

É uma pena que o post-rock não seje tanto difundido..
é difícil para as bandas se manterem sem esse retorno que as bandas "de hoje em dia" tem. Ainda estou triste pelo fim do Aereogramme..era minha favorita banda de post-rock desde sempre.

Baixei este do Sea And Cake mas ainda não ouvi. Agora com seu comentário ja pus ele na filinha da semana =)

abraço o/