quarta-feira, 30 de maio de 2007

Are You Listening? - Dolores O´Riordan - 2007

Durante os anos 90, Dolores O´Riordan liderou uma das grandes bandas do planeta naquela década, o The Cranberries. Arrebatando fãs ao redor do mundo inteiro, com uma sonoridade pop, mas com climas quando assim fosse o caso, letras bem acima da média abordando temas nem sempre fáceis, tudo isso com um envolvimento para com o trabalho que fazia emocionar.

A banda produziu uma boa trinca de primeiros discos, culminando na sua obra-prima “To The Faithful Departed”, lançado em 1996, um dos melhores álbuns que os anos 90 (ou)viram e até hoje não valorizado como deveria. Depois em 1999 veio um disco bem mais ou menos e em 2001 algo totalmente sem inspiração chamado “Wake Up and Smell The Coffee”. Depois de algum tempo a banda deu uma parada com retorno indeterminado e os boatos de término se espalharam e ganharam corpo.

No começo desse mês de maio a vocalista que encantou tantas pessoas há uns dez anos mais ou menos, se lançou no mercado com o seu primeiro trabalho solo, que passa longe de ser uma mera brincadeira. Sem sombra de dúvida é o melhor momento de Dolores desde “To The Faithful Departed” e bem melhor que os últimos lançamentos com sua antiga (ou atual, vai saber) banda.

Em “Are You Listening?” a vocalista parece ter encontrando um caminho diferente, apesar de ainda ter muito a ver com seu antigo projeto, mas encorpa novas sonoridades e algumas outras brincadeiras. Assim como James Dean Bradfield fez ano passado, lançando o melhor disco do ano e revigorando o caminho para o seu Manic Street Preachers aparecer esse ano arrebentando novamente, esse pode ser o caminho (o disco do James Dean é superior a esse, não me entendam mal) objetivado também por Dolores. Quem sabe?

"Ordinary Day" abre as portas de maneira deliciosa, uma bela canção. Depois temos uma avalanche de boas músicas como “When You Were Young”, “Loser”, “Apple Of My Eye” ou “Accept Things”. Os únicos deslizes ficam por conta da tentativa de soar uma Bjork enfiada na world music de “Human Spirit” e em “Black Widow”, que parece um nu-metal retirado de algum momento das carreiras do (argh!) Korn ou do (argh!) Limp Bizkit, mas nada que consiga tirar o brilho do álbum.

Quem em uma tarde de chuva lá pelos idos dos 90, colocava “Linger” no som e ficava pensando nos seus amores perdidos ou sonhados, vai gostar muito desse “Are You Listening?”. Aliás, quem gostava de The Cranberries dificilmente se decepcionará com ele. Para quem não engolia a banda, é bom passar longe, bem longe desse disco. E infelizmente perder uma das gratas surpresas desse 2007.

Apesar de o disco não soar datado, acho que se nostalgia matasse, eu poderia estar na UTI mais próxima. Como diz um trecho de “When You Were Young”, segunda faixa a cair no player “...as coisas parecem melhores quando somos mais jovens...”.

Site Oficial:
http://www.doloresoriordan.ie/

My Space:
http://www.myspace.com/doloresoriordan

2 comentários:

Anônimo disse...

uhumm...!
essa mulher é linda!
uhauhauha

vou ouvir o myspace dela!

valeu!!

Anônimo disse...

Apesar de meio tardio meu comentário, concordo com tudo que você disse e o The Cranberries foi pra mim a melhor banda de Pop rock dos anos 90 e inicio dos 2000, e a Dolores é sem comentários uma voz de anjo, não tem como não gostar...