quarta-feira, 23 de maio de 2007

Teatro - "O Autofalante" - Pedro Cardoso - 19.05.2007

O desemprego deixa as pessoas meio acabadas, tanto pelo fato da área financeira envolvida, mas principalmente pelas conseqüências que isso leva para a vida familiar e pessoal do individuo. Não é uma situação fácil sem dúvida, constituindo um lugar onde cada vez mais brasileiros vem morar e não conseguem sair.

Esse universo de um trágico cotidiano existente no nosso país é o que o ator Pedro Cardoso explora no seu espetáculo “O Autofalante” em cartaz até o final desse mês no Teatro das Artes no Shopping da Gávea no Rio de Janeiro. O ator transforma toda essa tragédia em uma comédia excelente, recheada de situações e frases politicamente incorretas.

A peça que foi encenada pela primeira vez em 1994, é um monólogo onde um cidadão perde seu emprego e também toda sua capacidade de comunicação com o mundo exterior, criando várias personalidades distintas, que passam a conversar entre si, discutindo e brigando, parando de falar com ele mesmo em determinado momento. Pode até parecer complicado olhando assim, no entanto a maneira com que o ator leva o trabalho transforma tudo em uma quase simplicidade.

Sendo totalmente revisada para os dias atuais, “O Autofalante” é uma peça com pouquíssimos recursos de cenários que no entanto são bem utilizados pelo diretor Amir Haddad e satisfazem bem. Pedro Cardoso está em grande forma e demonstra isso tanto nas suas expressões faciais e corporais, quanto na capacidade de transmitir seu texto recheado de momentos hilariantes.

O ator coloca a platéia em estado absoluto de graça, explorando alguns temas como a violência no Rio de Janeiro, repleto de humor negro misturado a emergente loucura do personagem. Tirando o fato do teatro ser bastante apertado apesar dos seus 430 lugares (fato que o ator brinca antes do espetáculo, dizendo ser ganância isso) e o texto se perder durante uns 5, 6 minutos, o espetáculo é excelente e merece muito ser visto.

Se passar por você qualquer hora dessas, não deixe de assistir.

Um comentário:

Sic disse...

Teatro, isso existe? é a coisa que mais eu sinto falta dentro do espectro cultural no qual estou inserida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Baby, Zero 7 ainda vai ser a tua trilha sonora, escuta o que eu estou te dizendo, se quiseres te dou de presente dois cds fantásticos (gravados óóóóóbvio), afinal eu adoro dividir coisas maravilhosas com as pessoas certas kkkkkkkkkk sinta-se elogiado! isso foi um elogio! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu agora estou escutando Artic Monkeys o melhor feijão com arroz dos últimos tempos :D, por sinal sabias que eles fizeram uma versão pra minha música preferida da Amy Winehouse? (* a música é You Know Im no good)