segunda-feira, 16 de maio de 2005

Kingdom Of Heaven - Cruzada

poster-kingdom-big, originally uploaded by Kalnaab.

"Kingdom of Heaven" que aqui chegou com o nome de "Cruzada" é o novo filme do diretor inglês Ridley Scott ("Gladiador" e "Blade Runner", entre outros). Nesta sua mais nova empreitada o diretor abrange um período conturbado da história, que foram as cruzadas religiosas dirigidas pelo Vaticano rumo a Jerusálem, a Terra Santa, a fim de recuperar a cidade/e ou mantê-la, em um período em que a Europa sofria uma grande crise e o cristianismo perdia cada vez mais espaço.

Por ser um período muito grande, Scott escolheu os anos de 1184 a 1187, que apesar de ser relativamente curto é bastante rico em reviravoltas, heroísmos, traições e outras facetas inerentes ao ser humano. Com um elenco bem acima da média, com atores do porte de Liam Neeson, Jeromy Irons e Edward Norton, apoiando os personagens centrais interpretados por Orlando Bloom (em seu primeiro papel de protagonista), Eva Green e Ghassan Massoud, o diretor construi mais um épico (estilo que ele próprio levantou e consolidou com "Gladiador") consistente.

Em meio as cruzadas religiosas para a Terra Santa, em busca de salvação e fortuna, o jovem ferreiro francês Balian (Bloom), após perder esposa e filho decide seguir seu pai (Neeson) que aparece por lá, assumindo suas posses e terras após sua morte em plena Jerusálem e se tornando forte presença em busca da paz e da convivência se contrapondo a outros barões que menosprezam os muçulmanos e querem entrar em guerra, que ainda só não foi declarada devido aos esforços do Rei de Jerusálem Baldwin (Norton, atrás de uma mascara de ferro) e Tiberias (Irons). Nesse processo Balian ainda se envolve com a irmã do Rei Baldwin, a Princesa Sybilla(a bela Eva Green) esposa de um de seus maiores inimigos.

Após a morte do Rei, Sybilla em um acesso de fúria transforma seu esposo Guy de Lusignan (Marton Csokas) em novo Rei, que não demora a provocar guerra contra os muçulmanos liderados por Saladino (Massoud), um líder até hoje endeusado pela sua razão e discernimento, que possui mais de 200.000 homens ao seu lado. Diante disso cabe a Balian cuidar das pessoas que ficaram em Jerusalém, velhos, crianças, mulheres, sendo essa a principal motivação que o leva a resistir.

Impossível não fazer um paralelo com os tempos atuais, seja da invasão norte americana no Iraque, ou a briga eterna por Jerusalém, mesmo após 800 anos. A grande vantagem de Scott no seu filme é ser 90% fiel a história que conta (não caindo em despreparos como "Tróia" e "Rei Arthur"), reproduzindo fielmente uma época dura e com brigas que duram até hoje. Com a habitual competência para dirigir batalhas e criar tramas bem resolvidas, o diretor apresenta um bom filme, que apesar de não ser melhor que "Gladiador", vale muito a pena ser visto e porque não discutido, uma vez que a paz que as vezes parece tão longe foi conseguida durante um breve período de tempo que seja no passado, coisa que nos últimos 100 nos parece impossível de fazer.

Nenhum comentário: