domingo, 11 de janeiro de 2015

"Middlesex" - Jeffrey Eugenides

No início dos anos 20 dois irmãos fogem desesperados de um pequeno vilarejo da Grécia. A guerra Greco-Turca estava em pleno andamento e estourava confrontos militares em vários pontos devido a partilha do Império Otomano após o final da Primeira Guerra Mundial. Esses dois irmãos conseguem achar uma embarcação com destino aos EUA e finalizando uma pequena aventura digna de um filme conseguem debandar para longe dali deixando o medo para trás, mas também todas as lembranças da terra natal.

Ao entrar no navio para a América, Desdêmona e Esquerdinha mal sabiam que seriam capazes de influenciar tanto na vida da neta que nasceria somente dali a 40 anos. A neta, Calíope Helen Stephanides nasceu em Detroit no início de 1960 e até meados de 1974 foi criada como uma menina como qualquer outra (por mais que ela não se achasse assim). Todavia, em 1974 ela fica sabendo que devido a uma alteração em um cromossomo seu, ela é na verdade um hermafrodita e a partir desse ponto passa a se considerar e a viver como um menino.

É como homem que Cal (agora com um nome mais adequado) narra a própria história e a da família, agora já com 41 anos e direto de Berlim, onde vive e trabalha. Uma pessoa que nasceu duas vezes, ele assim se define. “Middlesex” (mesmo nome no original) o usa como narrador e viaja tanto para o passado ainda antes da fuga de Desdêmona e Esquerdinha de uma Grécia em chamas, até a vida atual com ele já adequado como homem, mas ainda sofrendo de todo o tipo de dúvidas e receios em relação ao corpo e a sua condição tão peculiar.

“Middlesex” é o segundo livro do escritor Jeffrey Eugenides que também nasceu em Detroit no ano de 1960. Originalmente publicado em 2002 ganhou o prêmio Pullitzer em 2003 e foi republicado aqui no Brasil em 2014 pela Companhia Das Letras com 576 páginas e tradução de Christian Schwartz. Jeffrey Eugenides estreou com o romance “As Virgens Suicidas” em 1993, livro que a diretora Sofia Coppola levou ao cinema com sucesso cult em 1999. Ainda é do autor “A Trama do Casamento”, sua terceira obra publicada aqui em 2012 pela mesma editora.

“Middlesex” é uma história grandiosa que atravessa três gerações e passa por alguns momentos bem particulares da história americana como a depressão de 1929, a instituição da Lei Seca, o fortalecimento da indústria automotiva e os conflitos raciais dos anos 60. Com uma literatura esbelta e com o cuidado de expor tanto a parte clínica quanto pessoal do personagem principal, Jeffrey Eugenides forja uma história com nuances divertidas e trágicas andando quase de mãos dadas ou que podiam tranquilamente tomar um chope na esquina.

Assim como nos outros dois romances (o anterior e o posterior) o autor não deixa de cutucar ideais do seu país e da sociedade americana como um todo no que tange a postura conservadora e reacionária, porém é em “Middlesex” que expõe isso de maneira mais exuberante e contundente. Em um drama familiar aparentemente comum no seu âmago, o autor retorce, comprime e fantasia os fatos para contar não só a história incomum de algumas pessoas como também a história de um gene que viajou por gerações para causar estardalhaço.

Irretocável.

Nota: 9,5

P.S: Em 2013 a Companhia das Letras relançou “As Virgens Suicidas”. Vale conferir também.

A editora disponibilizou um trecho gratuitamente para leitura. Passe aqui.


Nenhum comentário: