domingo, 12 de fevereiro de 2012

Música: Van Halen e Leonard Cohen


Eddie Van Halen tinha na cabeça a exata dimensão do que podia representar o próximo disco de sua banda, que desde o fraco e insosso “Van Halen III” (com Gary Cherone do Extreme nos vocais) não lançava nada inédito. Podia ser um retorno ao topo do mundo do rock, ainda mais com a volta de David Lee Roth para os vocais a partir de 2007, ou então viver decididamente do passado glorioso e sair lucrando turnê após turnê apenas com o poder do nome.

“A Different Kind Of Truth” que chega às lojas esse ano, caminha na direção desse regresso, mesmo que a banda tenha utilizado para as 13 canções que compõem o álbum,  várias ideias antigas resgatadas em demos e reformuladas. O resultado é bom e traz a bateria de Alex Van Halen bem azeitada com o baixo de Wolfgang Van Halen (filho de Eddie, que estreia em disco), para que os famosos solos do líder ecoem com categoria (como em “Blood And Fire”).

O grupo acerta a mão principalmente em faixas como “Tattoo”, “She's The Woman” e “The Trouble With Never” e faz uma volta digna, íntegra e respeitável. Que permaneça assim.

Nota: 7,5

Site oficial: http://www.van-halen.com

Leonard Cohen está com 77 anos. Tempo suficiente para influenciar um bocado de gente e descansar. No entanto, depois de anos sem lançar nenhum disco novo (o último foi “Dear Heather” de 2004), ele se viu com a necessidade financeira de lançar um trabalho inédito, depois de dois registros de apresentações ao vivo. “Old Ideas” é um compêndio de canções que joga na mesa os mesmos temas trabalhados na carreira, mas com um olhar mais extenuado, mais fatigado.

São 10 faixas que começam na cínica “Going Home”, onde Cohen se permite chamar de bastardo preguiçoso e vai para a tristeza redentora de “Amen” e a narrativa confusa de “Show Me The Place”, para depois beber sombras em “The Darkness” e suplicar por amor em “Anyhow”. “Crazy To Love You” mistura loucura e amor, enquanto “Come Healing” é quase uma canção de igreja. Para fechar, “Banjo” busca salvação, “Lullaby” é cheia de dúvidas e “Different Sides” trata de fé e compreensão.

Leonard Cohen parece saber que esse é o seu último registro. Letras como “eu sei que meus dias são poucos, o presente não é tão agradável, só um monte de coisas para fazer” atestam isso. E se isso for realmente verdade, “Old Ideias” é um belo testemunho final.

Nota: 8,0


Assista ao clipe de “Tattoo” do Van Halen:


Assista ao clipe de “Show Me The Place” de Leonard Cohen:






Nenhum comentário: