sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Séries - "Alcatraz"


Nos últimos cento e poucos anos, a Ilha de Alcatraz, situada no meio da Baía de São Francisco nos Estados Unidos, passou de base militar para uma prisão famosa, até chegar na atração turística que hoje representa. Em cima dessa ilha e usando a prisão que um dia lá se abrigou é que Elizabeth Sarnoff (“Lost”), Steven Lilien (“Kyle XV”) e Bryan Wynbrandt (também de “Kyle XV”) criaram a nova série produzida pelo onipresente J.J. Abrams.

“Alcatraz” passa no canal da Warner toda segunda feira às 22 horas e procura envolver ação policial com jogos de detetive e um grande e não revelado mistério responsável por todo o desenvolvimento da trama. Esse mistério envolve essencialmente o estranho (e absurdo) desaparecimento de 302 pessoas quando a prisão fechou em março de 1963. Nos dias atuais esses sumidos começam a dar a cara sem explicação aparente ou plausível.

No comando da obscura força-tarefa federal que visa solucionar esses casos e prender novamente os perigosos indivíduos que estão a solta, está Emerson Hauser (o experiente Sam Neill), um policial que trabalhava na época do acontecido. Ao seu lado, por necessidade ou mesmo motivos ainda não revelados, está a detetive Rebecca Madsen (a bela Sarah Jones de “Sons Of Anarchy”) e o Dr. Diego Soto (o Hurley de “Lost”, em boa atuação).

Cada episódio leva o nome de um dos “perdidos” e abrange a busca para encontrá-lo, assim como entender as causas do não envelhecimento e os motivos das ações que eles vem efetuando. Com boas doses de ação e soluções bem boladas nesse início, a série consegue agradar e até mesmo fazer o espectador tomar parte do enigma que apresenta. No entanto, já fica claro que essa fórmula facilmente será esgotada ainda na primeira temporada.

Esse evidente esgotamento futuro, passa pelo cansaço da repetição, assim como pela extensão de temporadas que se visualiza. Caso os produtores e roteiristas direcionem a série para outro patamar, que pode até trocar totalmente de foco se optar em tratar do mistério sem alongamentos desnecessários e novas perguntas junto com as respostas (o que aconteceu com “Lost”, por exemplo), pode-se esperar mais. Porém, isso é um assunto mais para frente. É bom ir com calma.

Nota: 6,0

Site oficial da série no Brasil: http://www.warnerchannel.com/series/alcatraz

Assista a um trailer: 


Nenhum comentário: