terça-feira, 15 de novembro de 2011

"As Esganadas" - Jô Soares


O que tem em comum o poeta português Fernando Pessoa, o militar brasileiro Filinto Müller e o mago inglês Aleister Crowley? Tirando alguns delírios mais desastrosos, não muito a ser compartilhado, sem dúvida. A exceção que une esses três nomes fica por conta de “As Esganadas”, o novo romance de Jô Soares (Companhia das Letras, 264 páginas) que utiliza em alguns momentos aparições dessas figuras históricas para construir sua trama.

No seu quarto livro, o humorista e entrevistador retorna a visão para um serial killer, que dessa vez sai a cometer atrocidades no Rio de Janeiro dos anos 30. O alvo desses crimes são donzelas que não primam por silhuetas charmosas e pequeno apetite, mas sim corpos roliços e uma fome quase inesgotável. Assim como gosta de fazer, Jô Soares expõe logo o assassino para o leitor e assim o insere dentro da caçada que percorre os variados capítulos.

Como é costumeiro nos seus romances, Jô Soares cria alguns personagens impecáveis e repletos de idiossincrasias quase freudianas. Os maiores acertos dessa nova empreitada ficam por conta de um anão que além de trabalhar em um circo é um exímio cantor de ópera e a do responsável pelas mortes, o dono de uma prestigiada empresa funerária que recebe o apropriado nome de Caronte (mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caronte).   

Nesse pequeno universo de personagens bem sacados existe espaço também para o bonachão detetive Tobias Esteves, um rico português que ajuda na resolução dos casos e o impagável ajudante de Caronte, mais conhecido na Lapa como Cu de Veludo. Porém, “As Esganadas” sofre o mesmo problema dos trabalhos anteriores do autor: não consegue funcionar como história, apesar dos acertos na construção dos envolvidos no desenrolar dos fatos.  

A trama não flui bem e além de tudo repete várias facetas e vícios do autor, como o uso dos mesmos lugares (Confeitaria Colombo, por exemplo) e os maneirismos estereotipados de detetive a lá Sherlock Holmes. Mesmo divertindo vez ou outra, “As Esganadas” é um livro apenas razoável e que até resolve o problema de uma sala de espera, mas não pode ambicionar ser mais que isso. Ainda não foi dessa vez que Jô Soares conseguiu unir seus (bons) personagens com uma (boa) história. Fica para a próxima.

Teaser do livro: 


Nenhum comentário: