quarta-feira, 13 de julho de 2011

"A Treasure" - Neil Young International Harvesters - 2011

O baú de Neil Young é inesgotável. Nos últimos anos além do esplêndido “Archives Volume 1”, álbuns ao vivo como “Live At Filmerore East 1970”, “Live At Massey Hall 1971” (ambos também inclusos na caixinha) e “Dreamin' Man Live '92” - respectivamente lançados em 2006, 2007 e 2009 - trouxeram bons momentos da carreira do velho bardo canadense à tona. Agora são registros recuperados de apresentações realizadas em 1984 e 1985 que ganham vida. 

“A Treasure” traz apresentações de Neil Young em um conturbado período profissional, com problemas com a sua gravadora e recebendo críticas pesadas para discos como “Re-ac-tor” de 1981, “Trans” de 1982 e “Everbody’s Rockin’” de 1983. O próximo passo seria um trabalho voltado para a música country intitulado “Old Ways” (que seria apresentado em 1985), tendo a participação de um timaço de respeitados músicos da cena de Nashville.

Entre os músicos que tocam nas apresentações estão nomes como Ben Keith na guitarra, Joe Drummond no baixo, Hargus “Pig” Robbins no piano e Karl Himmel na bateria. São doze faixas que trazem duas que fariam parte do já citado “Old Boys” (“Bound For Glory” e “Get Back To The Country”) e mais cinco inéditas. Entre as inéditas destacam-se mais o tradicionalismo bonito de “Amber Jean” e as guitarras blueseiras de “Soul Of A Woman”.

Passando por lugares como Pasadena, Austin e Berkeley, as apresentações mostram uma banda entrosada, onde os instrumentos de cordas estão em perfeito casamento com a estrutura base e os vocais. Faixas como “It Might Have Been” e “Nothing Is Perfect” são bons exemplos disso. A voz de Neil Young surge límpida e acrescenta brilho em outras como “Let Your Fingers Do The Walking” e “Flying On The Ground Is Wrong”. 

“A Treasure” ganha (lá fora) lançamento em vários formatos, incluindo cd deluxe e vinil e serve para dar uma levantada em uma época que é geralmente renegada. Nas doze faixas em que toca junto com a International Harvesters (nome da banda que o acompanhava no período), Neil Young demonstra que apesar das oscilações que permearam esses anos, quando subia no palco, nada parecia mudar e ele continuava grande como de costume.

Site oficial: http://www.neilyoung.com

Assista “Amber Jean” na apresentação que está no disco:

Nenhum comentário: