domingo, 24 de julho de 2011

"One Beer, One Blues" - Big Bill Broonzy - 2011


“Eu tenho a chave para a estrada e já paguei minhas contas. Estou de saída, vou sair correndo daqui (...) vou caminhar nessa antiga estrada, até o nascer do dia.” Assim cantava Big Bill Broonzy em “Key To The Highway”, provavelmente uma de suas músicas mais conhecidas e que ganhou regravações de nomes como BB King, Eric Clapton, Rolling Stones e Jeff Beck.

Nascido ainda no final do Século 18 no estado do Mississipi, USA, filho de uma família grande (tinha mais dezesseis irmãos), se mudou para Chicago no começo de 1924 para se tornar um dos nomes mais respeitados do blues de todos os tempos. Primeiramente sozinho ao violão, como predizia o estilo da época, aos poucos foi transformando essa estrutura fechada. 

“One Beer, One Blues” é mais uma coletânea que visa mostrar a carreira do músico e abrange gravações de boa parte do período produtivo dos anos 20 até o falecimento no ano de 1958. Outras coletâneas já trataram da sua música como “An Introduction To Big Bill Broonzy” de 2007 e a série em 12 volumes “Complete Recorded Works” lançada no começo dos anos 90.

Apesar de não poder levar a alcunha de essencial, esse novo projeto é uma saborosa coleção de grandes canções. São 17 ao todo e incluem além de “Key To The Highway”, pérolas como “Swing Low Sweet Chariot”, “When I've Been Drinkin'”, “Walkin' The Lonesome Road”, “Get Back” e “Hey, Hey!”. Blues na sua melhor forma, tocado com toda a alma possível.

O trabalho de Big Bill Broonzy inspirou monstros como Muddy Waters e Willie Dixon e converteu fãs como o guitarrista Ronnie Wood dos Stones. Escutar suas músicas em pleno 2011, revela acima de tudo o poder que a arte tem de atravessar o tempo. “One Beer, One Blues” é disco para se ouvir com cuidado, apreciando a crueza e o sentimento que conceberam suas canções.

Um site sobre o músico: http://www.broonzy.com

Ouça “Get Back”:

Nenhum comentário: