sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Veroz" - Maglore - 2011

Um jovem caminha pela rua de uma grande cidade com o coração cheio de idéias e sonhos enfiados pelos bolsos e na velha mochila. Entende que clichês são necessários e pensa que irá encontrar alguém que lhe leve do seu jeito e do seu modo, pois acredita que a vida é boa acima de tudo. Esse singelo e talvez inocente roteiro poderia ter “Às Vezes Um Clichê”, música dos baianos do Maglore como a trilha sonora.
O Maglore tem no currículo um EP lançado em 2009 (“Cores Ao Vento”) e despeja agora o primeiro disco de graça no seu site oficial. “Veroz” foi gravado de maneira independente e recupera as cinco músicas do EP de 2009 em versões mais trabalhadas com Teago Oliveira (vocal e guitarra), Léo Brandão (teclado e guitarra), Nery Leal (baixo) e Igor Andrade (bateria) sob a batuta da produção de Jorge Solovera.
“Veroz” é um disco essencialmente pop que usa o rock e o folk como caminho para expressar sua sonoridade. Nele não há virtuosismos presunçosos ou elaborações mais profundas. É música pop como esta deve ser e tem aquelas melodias doces e letras para decorar e se distrair cantando sem compromisso. Há influências de bandas brazucas dos anos 80 e lembra em algumas passagens os gaúchos do Cidadão Quem.
Passeando pelas letras do disco podemos inclusive levar aquele jovem do primeiro parágrafo para a continuidade da sua viagem pessoal. Em “Tão Além”, por exemplo, ele descobre que as pessoas podem lhe tratar mal e o mundo não é tão fácil assim como pensava. Em “Enquanto Sós” aparece mais triste pois queria ter a pessoa desejada por perto, mas se vê perdido no meio de escuridão e ilusão.
E nessa jornada o mundo revela outras faces, como mostra a ótima “Todos Os Amores São Iguais” ou as fotos rasgadas de “Lápis de Carvão”, assim como a melancolia de “Despedida”. Porém, no percurso do jovem também tem momentos de paz e harmonia e é quando a praiana “Pai Mundo” revela esse instante, unindo Dorival Caymmi e os ritmos que a Bahia pode mostrar em uma surpreendente canção.
É certo que nem tudo são rosas na estréia do Maglore, mas os espinhos são poucos e acabam por se tornar sem muita importância, como vemos na aproximação desnecessária dos Los Hermanos em “Demodê”. No geral “Veroz” é um disco leve e saboroso, que pode ser consumido em excessivas cargas diárias sem preocupação com qualquer tipo de overdose. É simples como a vida deveria ser sempre que possível.
Download gratuito no site oficial: http://www.maglore.com.br E na Trama Virtual: http://tramavirtual.uol.com.br/maglore

Nenhum comentário: