segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"Incontrolável" - 2011

O diretor Tony Scott já fez alguns filmes em parceria com o ator Denzel Washington, tais como “Chamas da Vingança”, “Déjà Vu” e “O Seqüestro do Metrô 123”. Em todos eles pode-se afirmar que não conseguiu o resultado esperado, pois as produções acabavam patinando entre o insosso e a pura decepção. Não que fossem filmes completamente ruins, a parte técnica até que é boa e a direção de atores promovia resultados surpreendentes de certo modo.
Com “Incontrolável” que estreou recentemente nos cinemas, dá para dizer que a parceria entre os dois realmente começou. Não se trata de um trabalho espetacular, veja bem, na verdade não chega próximo disso, no entanto, é um filme de ação competente que traz cenas realmente instigantes e que consegue deixar o telespectador preocupado com o final e o desenrolar dos acontecimentos sem precisar usar grandes estratégias ou vincular soluções fantasiosas.
Inspirado em fatos reais ocorridos em 2001 quando um trem com 47 vagões percorreu mais de 100 quilômetros antes de conseguir ser parado, “Incontrolável” mostra o veterano Frank Barnes (Denzel Washington) em mais um dia de serviço junto com o novo funcionário Will Colson (Chris Pine de “A Última Cartada”). Os dois são surpreendidos no trampo quando recebem o aviso que um trem desgovernado vem em sua direção devido a uma falha humana.
O roteiro de Mark Bomback (de besteiras como “O Enviado”) amplia o drama ao adicionar problemas pessoais aos envolvidos que dentro do cenário do estado da Pensilvânia, com indústrias por todo o lado, acaba sendo deprimente e desolador. Tony Scott consegue extrair de Denzel Washington um pouco além das habituais feições e trejeitos e explora bem o núcleo de apoio que conta com Rosario Dawson, Jeff Wincott e um excelente Kevin Dunn.
O filme se apóia na idéia do cara que não leva jeito para herói, mas que na hora de um grande aperto veste as roupas da dignidade e da coragem para ir a luta e salvar grandiosamente o dia. Nada muito original é verdade, mas isso acaba não atrapalhando muito, por mais que às vezes alguns apelos sensacionalistas sejam mostrados na tela. “Incontrolável” é um bom filme de ação com pitadas de drama. E nada além disso, para o bem e para o mal.

Nenhum comentário: