quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"A Banda de Joseph Tourton" - A Banda de Joseph Tourton - 2010

O rock instrumental se torna realidade dentro do nosso país a cada dia, fazendo não somente músicos mais experientes caminharem para esse fim, como também inspirando uma nova geração para seguir esses passos. A Banda de Joseph Tourton é um desses casos. Oriunda de Recife, que tanto já proporcionou musicalmente, traz garotos na faixa dos 21 anos estreiando em disco homônimo com habilidade surpreendente e inegável qualidade sonora.
O grupo começou pelos idos de 2008 e foi ganhando corpo e moral no decorrer do percurso da estrada, fazendo shows e participando de festivais aqui e ali, que foram fundamentais para a construção desse respeitável primeiro trabalho. A Banda de Joseph Tourton é formada por Diogo Guedes (guitarra e efeitos), Gabriel Izidoro (guitarra, escaleta e flauta), Rafael Gadelha (baixo), Pedro Bandeira (bateria) e Antonio Paes (percussão).
O baú de influências da banda é o mais vasto possível e consegue unir progressivo, rock, hardcore, jazz, pop, krautrock, pós rock e regional tanto em passagens comuns quanto em ambientações aleatórias do registro. Essa farta mistura que na maioria das vezes acaba resultando em um balaio de gatos e faz uma confusão imensa, aqui soa coesa e bem trabalhada. Uma vantagem do som instrumental é justamente deixar mais tranquila essa união de ritmos.
Há de se destacar além da cozinha trabalhada e as guitarras adicionando melodia, viagem e peso de maneira consistente, o uso da flauta que institui um ambiente mais regionalista de Pernambuco, lembrando o som do Mombojó. Não obstante, Felipe S. e Marcelo Machado foram alguns dos responsáveis pela produção e gravação. As participações especiais também engrandecem o registro, como o pianista Vitor Araújo e os metais do Móveis Coloniais de Acaju.
“A Banda de Joseph Tourton” é um álbum para ser escutado primeiramente com calma, tendo como intuito degustar as texturas e idéias que nele estão contidos. Depois deste certo conhecimento uma aproximação maior é bem vinda, tanto em volumes maiores como em ambiente para o dia a dia. Faixas como “16 Minutos”, “Aquaplanagem”, “100m”, “O Triunfo de Salomão” e “A Festa de Isaac” são provas mais do que suficientes para corroborar isso.
Site oficial onde o disco está disponível para download: http://www.josephtourton.com.br

Nenhum comentário: