domingo, 26 de dezembro de 2010

“The Place We Ran From” - Tired Pony - 2010

Gary Lightbody é um irlandês de 30 e poucos anos que montou uma banda como tantos outros e conseguiu sucesso e reconhecimento da crítica na maioria das vezes. Sua banda, o Snow Patrol, além de bons discos conseguiu cravar músicas como “Chasing Cars” e “You Could Be Happy” no cenário do rock atual. Mesmo militando no universo do rock inglês, Lightbody criou e nutre paixão pelo country norte americano, paixão que em 2010 rende um bom testemunho.
A primeira ótima sacada foi reunir um timaço para formar esse projeto paralelo chamado Tired Pony. Veio então Peter Buck (R.E.M), Richard Colburn (Belle And Sebastian) e Scott Mccaughey (Minus 5, R.E.M), além do conceituado produtor Jacknife Lee, o cantor e compositor Ian Archer e mais Troy Stewart, para fechar o time. Ainda participam do trabalho o She & Him (Zooey Deschanel e M. Ward) e Tom Smith dos Editors. Bem difícil de dar errado, né?
E não deu. “The Place We Ran From” traz dez faixas que por mais que não remetam diretamente ao universo do country mais puro e seja bastante misturado ao folk, resulta em um trabalho bem bonito. "Northwestern Skies" abre com uma guitarra acústica guiando um amor destroçado, com versos assim: “Nós podemos nos esconder, onde sempre nos escondemos. No projeto de tela em branco de nossas vidas.”. Mais guitarras e um bonito acordeão entram no jogo.
O clima de baladas conduzidas por diversos instrumentos como bandolim, banjo e piano é que dá o maior tom do disco, apesar de que em algumas faixas como “Get On The Road”, apareçam guitarras mais pesadas. Em faixas como a romântica (no bom sentido) “Held In The Arms Of Your Words” e na busca de redenção de “That Silver Necklace”, esse clima traz minutos realmente emocionantes. Mais um exemplo? Escolha a tristeza de “I Am A Landslide” para comprovar.
A toada de amores quebrados permanece e rende mais uma bonita melancolia em “The Deepest Ocean There Is” que inicia com versos como: “Eu tenho medo desde que você saiu pela porta”. Com o Tired Pony, Gary Lightbody almejava remeter ao universo de bandas como Wilco, Lambchop e Smog. Ele e sua trupe não conseguiram tanto assim, mas fizeram um disco extremamente bonito, onde melodia e tristeza andam de mãos dadas na beira do precipício.
Site oficial: http://www.tiredpony.com

Nenhum comentário: