segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Séries - "Boardwalk Empire"

A HBO está produzindo séries com uma qualidade bem acima da média. Suas séries vêm em menor leva que a de canais como a Sony e a Fox, mas quase que constantemente destacam-se mais. “Boardwalk Empire” é a bola da vez. Baseada no livro “Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City” de Nelson Johnson, ainda inédito por aqui, mostra a Atlantic City do começo dos anos 20, no início da Lei Seca que perdurou por 13 anos nos Estados Unidos.
Concebida e escrita por Terence Winter, que foi roteirista e produtor da excelente “Família Soprano”, a série também conta com a produção executiva luxuosa de Mark Whalberg, Stephen Levinson (de “Entourage”) e principalmente de Martin Scorsese, que como todos sabem se sente extremamente à vontade quando o assunto é máfia e gângsters. Scorsese inclusive dirige o primeiro episódio no qual apresenta os passos iniciais que servirão de base para o que virá.
O centro da trama é Nucky Thompson, interpretado pelo ótimo Steve Buscemi (não por coincidência o ator trabalhou em “Família Soprano”), que finalmente consegue um papel principal no qual pode mostrar todo o talento exposto em filmes como “Cães de Aluguel” e “Fargo”. Ele é o tesoureiro do condado local e além de forte influência política, exerce uma gama de serviços ilegais que vão desde prostíbulos até propinas comerciais e que só aumentam com a Lei Seca.
Nucky Thompson é um fanfarrão. Discursa para uma comunidade de mulheres contra o álcool, como também quebra a cabeça de um cidadão em uma de suas casas de jogos sem hesitar. Vive luxuosamente em um andar inteiro do Hotel Ritz e transita assim como o Tony Soprano de James Gandolfini (sim, mais uma referência) entre a bondade espontânea e a crueldade para com os negócios. Essa dualidade dá o tom dos primeiros episódios e Steve Buscemi tira de letra a missão.
Ao lado do personagem principal transitam outros gângsters da época como Armold Rothstein (Michael Stuhlbarg de “Um Homem Sério”) e um jovem Al Capone (Stephen Graham de “This Is England”, muito bem) antes de tomar o poder em Chigaco ao suceder seu chefe John Torrio quando este é assassinado. O jovem Jimmy (Michael Pitt de “Os Sonhadores”) também se destaca com sua ambição e humor inconstante, tendo tudo para se tornar um dos grandes nomes da série.
Com “Boardwalk Empire”, a HBO cria mais uma vez aquele campo onde televisão e cinema se cruzam e mostra que é completamente possível fazer algo criativo e bem realizado dentro do mundo da televisão, tão órfão de boas idéias. Mesmo com a semelhança para outras obras do gênero, consegue (pelo menos nos primeiros episódios) mostrar uma trama que prende o espectador causando ansiedade pelo próximo capítulo. Martin Scorsese e Terence Winter sabem o que fazem.

Nenhum comentário: