domingo, 11 de abril de 2010

"Atraídos Pelo Crime" - 2010

Desde que apareceu com “Dia de Treinamento” em 2001, o diretor Antoine Fuqua alçou um patamar diferenciado dentro de Hollywood. Esse patamar com certeza lhe rendeu ganhos bem maiores, mas não se refletiu na qualidade do seu trabalho posterior. Seus filmes nunca mais convenceram (“Lágrimas do Sol” e “Rei Arthur”, por exemplo). O seu novo longa “Atraídos Pelo Crime” (Brooklyn´s Finest” no original) parece indicar uma luz nesse túnel.
No novo trabalho Antoine Fuqua tenta a voltar à boa forma de “Dia de Treinamento” usando basicamente o mesmo universo policial. A sua tarefa falha em alguns pontos como a semelhança existente entre esse citado universo e a utilização de uma fórmula já vencedora que é contar histórias paralelas que se cruzam casualmente. Apesar disso “Atraídos Pelo Crime”, mantêm uma pegada forte e consegue extrair boas atuações do elenco.
São três histórias que correm separadas, mas usam do mesmo cenário. Em uma delas, Eddie Dugan (Richard Gere) está apenas a uma semana da aposentadoria. Cansado de tudo, pensa constantemente em se suicidar enquanto ainda tem que servir de orientador para uma nova safra de policiais. Em outra, Tango (Don Cheadle) trabalha disfarçado atrás de uma promoção com Caz (Wesley Snipes), um chefão das drogas pelo qual nutre boa amizade.
Na última história e talvez a mais intensa, o policial da Narcóticos Sal (Ethan Hawke) está na encruzilhada moral dos seus valores. Pai de uma família imensa ele se vê na obrigação de comprar uma casa nova para abrigar todos. Como não dispõe de dinheiro suficiente, a saída que enxerga é ficar com o que é apreendido dos traficantes. Todos os personagens carregam dentro de si esse questionamento moral, fazendo da sua razão o motor para todas as outras.
Antoine Fuqua em “Atraídos Pelo Crime” demonstra mesmo que seja em níveis bem menores a força vista em “Dia de Treinamento”. Talvez essa tentativa de se reerguer criativamente não passe de uma forçação de barra, mas isso só o tempo dirá. Como entretenimento seu novo filme agrada, embora não seja espetacular. Serve para passar o tempo em uma noite sem opções. No entanto, ainda é muito pouco para quem já mostrou que pode mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

necesidad de comprobar:)