domingo, 25 de abril de 2010

"Anvil! The Story Of Anvil" - 2009

O rock n’ roll desde seus primórdios sempre foi um enorme palco para gerar sonhos. Quantos e quantos adolescentes não fizeram pactos de montar uma banda e tocar pelo resto de suas vidas? De seguir empunhando a bandeira do rock aconteça o que acontecer? Muitos fizeram isso sem dúvida, mas poucos conseguiram honrar esse trato utópico da juventude. Os canadenses Steve “Lips” Kudlow e Robb Reiner foram dois desses adolescentes.
Em 1973, então com 14 anos, resolveram montar uma banda que anos depois receberia o reforço de Dave Allison e Ian Dickson. O Anvil (que confesso nunca ter ouvido falar) teve seus minutos de sucesso no começo dos anos 80 quando lançaram discos cultuados dentro do metal como “Hard ’N’Heavy” de 1981 e “Metal On Metal” de 1982. Depois desse parco e modesto sucesso cairam na vala do ostracismo, no entanto, sem nunca deixar de gravar ou tocar.
“Anvil! The Story Of Anvil”, documentário produzido em 2009 pela aba cinematográfica do canal VH1 e dirigido por Sacha Gervasi, mostra os fundadores da banda (agora com 50 anos) ainda perseguindo o sonho de ser rockstars. O filme viaja para o Canadá para acompanhar Steve “Lips” Kudlow e Robb Reiner nas suas vidas atuais. Com trabalhos “comuns” para poder sobreviver financeiramente, a dupla ainda procura cumprir as promessas de anos atrás.
O documentário traz depoimentos de Lars Ulrich (Metallica), Scott Ian (Anthrax), Lemmy Kilmister (Motörhead), Tom Araya (Slayer) e Slash (ex-Guns And Roses), falando da importância que o Anvil teve no inicio das suas carreiras. Tudo bem sincero e sem forçar a barra. A câmera acompanha também os familiares dos fundadores, os fãs mais ardorosos (pouquíssimos na verdade) e os shows junto com a formação dos últimos anos com Gleen Five e Ivan Hurd.
Numa das passagens mais comoventes, a banda consegue uma turnê na Europa por mais de um mês. O que no começo era pura alegria e esperança se torna um pesadelo com shows em espeluncas na Romênia, Ucrânia, República Tcheca e outros mais. Sem desistir nunca, o Anvil ainda batalha para lançar um novo disco, gravado em Londres, mas que depois também se transforma em frustração quando não conseguem um contrato para fazer a distribuição.
O filme pode parecer ingênuo, sonhador e até ridículo para alguns em certos momentos, mas na verdade é um quadro bonito sobre amizade e esperança. Quando os amigos trocam insultos, farpas, abraços e pedidos de desculpas é impossível não se render a força da amizade e do poder da música. No final, Steve “Lips” diz que o que vale na vida são os relacionamentos e as experiências que tivemos. Ingênuo? Talvez. Mas um pouco mais disso no mundo não faria mal.
Sites oficiais: http://www.anvilthemovie.com e http://www.anvilmetal.com

Nenhum comentário: