segunda-feira, 2 de abril de 2007

"Stop All The World Now" - Howie Day - 2003

Em meados do ano passado um grande amigo meu me presenteou com um disco contendo Mp3 que tinha dois discos de um cantor americano chamado Howie Day. Lembro bem que demorei um pouco a escutar, pois havia muitas coisas na “fila” esperando para entrarem no player. Quando “Brace Yourself” começou a tocar tudo que pensei era agradecer a esse amigo (coisa que evidentemente fiz).

Nascido em 1981 no Maine, esse jovem cantor e compositor sempre foi precoce tocando piano e guitarra desde muito cedo. Em 2000 com apenas 19 anos, lançou de maneira independente “Australia” seu primeiro disco embalado com pianos e violões, que acabou por receber boas críticas, ainda que isoladas.

Em 2003 se mandou para Inglaterra a fim de gravar o seu segundo disco “Stop All The World Now” que ficou sobe a batuta do estimado Youth responsável pela produção de um dos álbuns preferidos do cantor, “Urban Hymms” da banda inglesa The Verve. Tal decisão trouxe uma produção impecável que cuidou de exaltar a voz de Howie Day e privilegiar de maneira límpida os violões, enquanto são despejadas historias de amor e relacionamentos que não soam piegas em nenhum momento.

Mas vamos ao disco. “Brace Yourself” que abre o disco é poderosa e pede logo para ser repetida algumas vezes. “Perfect Time Of Day” com seus violões que lembram James e o vocal forte e encorpado, é canção para animar um dia bom andando pelo mundo. “Collide” que fez parte do seriado “Scrubs” e levantou a bola do cantor é uma linda, linda canção que traz os seguintes versos no refrão: “Até mesmo o melhor cai algum dia/ Até mesmo as palavras erradas parecem rimar/ Fora da dúvida que enche sua mente/ Eu acho de alguma maneira/ Você e eu colidimos”. Arrebatador!

“Sunday Mornig Sunday” tem um embalo calmo e tranqüilo, quase como uma canção dos anos 60, mas ao mesmo tempo flerta com toques de R & B. “She Says” traz um amor destituído do seu cargo a espera de outro alguém enquanto a recuperação não chega, mostrando ecos do rock inglês, safra anos 90, assim como “You & A Promise”. “End Of Your Days” trazida pelo piano, lembra mais o primeiro disco do cantor, onde a letra busca uma redenção após uma passagem de vida não muito boa.

Depois do lançamento de “Stop All The World Now” em 2003 o cantor se envolveu em confusões com assédio sexual, álcool e brigas em aviões que lhe renderam um inferno astral nos últimos dois anos, mas que parece estar suplantado. No site oficial temos a informação que um novo disco está sendo trabalhado para 2007.

Só resta esperar para que a qualidade se mantenha enquanto colocamos o seu trabalho ali na companhia e bem no meio de Ryan Adams e Josh Rouse com bastante mérito. Escute e tente ficar imune. Eu duvido!

Site oficial: http://www.howieday.com .

Abaixo fique com "Collide". Como não achei o clipe, vai esse montagem em cima do filme "O Senhor Dos Ladrões", de qual a música fazia parte da trilha sonora.

Nenhum comentário: