domingo, 19 de junho de 2005

O retorno mais que sombrio do Homem Morcego

Acho que já falei isso aqui antes em janeiro no texto que colocava a ansiedade e a esperança sobre a chegada de um novo filme do Batman nos cinemas e que quando moleque, tipo 7,8 anos, meus grandes heróis eram o Homem Morcego e o Capitão América (antes de Luke Skywalker, Homem Aranha e milhões de outros tantos), se este último me fascinava acho que pelos ideais corretos, o Batman ia na contramão, com seu lado sombrio, seu desejo de vingança e sua eterna briga pessoal.

Tinha uma porrada de gibis e até hoje guardo com todo o zelo, "A Morte de Robin", "O Cavaleiro das Trevas" e "Batman: Ano Um", entre aquelas que decidi ficar depois de velho. No cinema os filmes sobre o personagem meio que decepcionaram, apesar Tim Burton ter dirigido os dois primeiros e conseguido bons momentos, como o Coringa de Jack Nicholson e a Mulher Gato de Michelle Pfeifer, algumas mudanças na trama e a condução com um Batman não tão sombrio quanto o que estava acostumado, meio que decepcionou. Depois que o "fazedor de sucessos" Joel Schumacher pegou a franquia, aí foi que o negócio desandou mesmo, ficando insuportável ver a desfiguração do personagem, fazendo hibernar tudo em volta pelos idos de 1997.

Eis que a DC Comics resolveu reviver o personagem, principalmente devido ao sucesso da rival Marvel e suas excelentes adaptações de Homem Aranha e X-Men. Entre seus maiores protagonistas estavam dois ícones da cultura pop, Batman e Superman ("Superman Returns" chega as telas no ano que vem), sendo que o último já tinha uma seqüência de filmes muito bons, enquanto o primeiro não podia ter seu desastre continuado no cinema. A DC resolveu então investir nessa guerra contra a Marvel, começando com "Constantine", mas é através de "Batman Begins" que estreou nos cinemas de todo o país na ultima sexta é que ela entra com tudo na batalha.

Sobre o comando do diretor Crhistopher Nolan do excelente "Amnésia" e no papel de Bruce Wayne pela primeira vez um grande ator, como Cristian Bale dos excelentes desempenhos em "Psicopata Americano" e "Operário", o novo filme do Homem Morcego não decepciona. Calcado na minissérie "Batman: Ano Um" do mestre Frank Miller, contando a história desde o início e principalmente configurando a trama nos motivos que levam um bilionário sair pela cidade vestido de morcego e enfrentando bandidos, atraído pelo duo vingança e justiça, se constitui um grande filme, tanto na parte técnica quanto no desempenho convincente da maioria dos atores do elenco.

Com um elenco estelar e devidamente à vontade, com nomes como Michael Caine (Mordomo Alfred), Gary Oldman (Tenente Gordon) Liam Neelson (Henri Ducard), Ken Watanabe (Rah´s Al Gui), Morgan Freeman (Fox), Rutger Hauer (Earle), Katie Holmes (Rachel Dawson), entre outros, finalmente se construiu um filme a altura e importância do personagem. Vale muito a pena assistir.

Nenhum comentário: