quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Copacabana" - Fino Coletivo - 2010

Em 2007 o Fino Coletivo lançava um dos melhores discos do ano, com uma mistura interessantíssima de música brasileira e outros ritmos. Passado alguns anos e vários elogios da imprensa e do público, o combo volta em 2010 com seu segundo trabalho, intitulado “Copacabana”. Mesmo sem contar mais com a participação do Wado dentro do time, o Fino Coletivo mantém a pegada e a categoria marcante que caracterizou seu registro anterior.
Hoje o grupo é um sexteto, que conta com os compositores Alvinho Cabral (violão, guitarra, percussão e vocal), Adriano Siri (vocal) e Alvinho Lancellotti (vocal), mais os competentes Daniel Medeiros (baixo e vocal), Donatinho (teclados) e Marcus Cesar (bateria). “Copacabana” ganha o mundo pelas mãos do selo Oi Música e está disponível para audição no site do grupo. É um disco para cima, para alegrar a vida e o nosso dia a dia.
O samba ainda se apresenta como o alicerce em que as canções vão se construindo, mas se mistura com o funk, soul e com o reggae. As guitarras aparecem funkeadas e cheias de efeitos, o baixo é um balanço só, os teclados conduzem os temas, o vocal é dobrado e bem feito e a bateria segue precisa costurando tudo. Todo o disco é bom. Desde a ensolarada “Batida de Trovão” até o fechamento com “Amor Meu”, um suingue eletrônico para o amor.
Das 14 canções, 3 já foram gravadas pelo Wado. “A Coisa Mais Linda do Mundo” (do Alvinho Cabral) que aqui ganha metais e vira um reggaezinho, “Beijou Você” (parceria com Alvinho Cabral) e a ótima e sempre deliciosa “Se Vacilar o Jacaré Abraça” (esta junto com Thiago Nistal e Alvinho Cabral). Outras duas são covers: “Swing de Campo Grande” excelente releitura dos Novos Baianos e “Nhem Nhem Nhem” do Totonho & Os Cabra.
Ainda tem o balanço meio Paralamas do Sucesso de “Ai De Mim”, a psicodelia moderna da instrumental “Doce Em Madrid”, o reggae a lá Gilberto Gil de “Minha Menina Bonita”, a parceria com o rapper De Leve na história da mulher espetacular de “Abalando Geral” e uma ode a dedicação exclusiva ao amor em “Fidelidade”, que busca “levantar a bandeira da fidelidade, porque é coisa da antiga ser malandro traidor”. Ótimo disco. Corra atrás rapidinho.
Sobre a estréia da banda, passe aqui.
Site Oficial: http://www.finocoletivo.com.br My Space: http://www.myspace.com/finocoletivo

Nenhum comentário: