quinta-feira, 26 de junho de 2008

"Here We Stand" - The Fratellis - 2008

Os escoceses do The Fratellis estão de volta. Depois da aclamada estréia com “Costello Music” em 2006 e de grandes músicas como “Wistle For The Choir” e “Chelsea Dagger”, Jon (vocal e guitarra), Barry (baixo) e Mince (bateria) chegam para o segundo disco. “Here We Stand” foi lançado na gringa dia 10 desse mês e mostra uma banda caminhando bem e rumo a maiores vôos.
Quando começou toda a história do hype em cima do primeiro disco deles, confesso que não achei lá muita coisa. Tinha ótimas faixas como as duas já citadas acima, mas parecia que se perdia em vários momentos em que optava passear na mesma seara de outras tantas bandas atuais. Quando “My Friend John”, abre o novo trabalho (com um excelente riff de guitarra, diga-se de passagem), parecia que a história ia se repetir.
Mas a partir da segunda faixa “A Heady Tale”, as coisas começam a mudar de figura. O teclado que introduz a música e a conduz pelos primeiros 30 segundos, remete aos Rolling Stones safra anos 70 e embarca em grande melodia. “Shameless” por sua vez volta seus olhos para o rock de Manchester do final dos 80 e começo dos 90. “Look Out Sunshine!” vem mais suave, com violões e ritmo saído diretamente de algum lugar dos anos 60.
E não para aí. “Stragglers Moon”, “Jesus Stole My Baby”, “Babydool” e “Acid Jazz Singer” saem misturando anos 60, rock inglês do final dos 80 e folk, com algumas leves pitadas de country, acertando a mão em todas elas. Momentos maiores para “Mistress Mabel”, uma das melhores músicas que escutei no ano, um hitzaço para ninguém botar defeito e “Milk And Money” que lembra Elton John e Morrisey durante seu andamento.
Os Fratellis acertam seu rumo, saindo mais da linha de frente de tantas bandas iguais e mesmo sem proporcionar grandes novidades na sua música, lançam um ótimo disco que conta com poucos deslizes e que se não é a última novidade do mundo, traz boas canções resultantes de influências bacanas. Vale bem a pena.
Site Oficial: http://www.thefratellis.com
My Space: http://www.myspace.com/littlebabyfratelli

Nenhum comentário: