terça-feira, 10 de junho de 2008

"Dig, Lazarus, Dig!!!" - Nick Cave & The Bad Seeds - 2008

Antes de escutar o novo disco de Nick Cave, estava meio que engasgado com o projeto que o músico tocou no ano anterior, o Grinderman, que apesar das criticas favoráveis de grande parte da crítica, foi um projeto que não conseguiu descer por aqui. A pergunta era: Será que o artista manterá a postura sonora para seu novo trabalho? Ou não?
Quando “Dig, Lazarus, Dig!!!” abre o disco de mesmo nome, todas essas reticências ficam para trás. O riff forte que se repete no decorrer da canção, parando e continuando, enquanto mais guitarras enfezam a performance do músico que alia Lázaro, o personagem bíblico à Nova York dos tempos atuais, percebe-se estar diante de uma das grandes canções de 2008.
No seu 14º disco, o australiano que produziu obras primas como “Henry´s Dream” de 1992, “Murder Ballads” de 1996 e “No More Shall We Part” de 2001, coloca mais uma para brigar lá em cima do pódio. “Dig, Lazarus, Dig!!!” converte em onze canções várias facetas do músico, o lado sombrio junto com o trovador e o contador de história em uma combinação de pop com o mais cru rock n´r roll, poucas vezes visto antes na sua carreira.
São momentos inspiradíssimos como “Today,s Lesson”, “Albert Goes West”, “Jesus Of The Moon”, “Hold On To Yourself” (que remete diretamente para uma canção de 2001 chamada “As I Sat Sadly By Her Side”) e "Midnight Man". A cereja do bolo fica por conta dos mais de sete minutos de “More News From Nowhere”, que fecha o trabalho em grande estilo, com um ótimo backing vocal em resposta no refrão.
O cinqüentão Nick Cave serve mais uma generosa dose do seu talento, sempre ao lado dos competentíssimos comparsas dos “Bad Seeds”. Para usar um clichê, esse australiano parece vinho, quanto mais velho, melhor. Sirva-se a vontade.
Site Oficial: http://www.nickcaveandthebadseeds.com

Nenhum comentário: