sábado, 4 de outubro de 2014

"The Rover - A Caçada" - 2014

O diretor australiano David Michôd provocou uma ótima primeira impressão na sua estreia em um filme de ficção. “Reino Animal” de 2010 é um trabalho intenso, potente, com muita tensão inerente e um teor de desalento na violência embutida. Chegou até mesmo a levar uma (merecida) indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. “The Rover – A Caçada” (somente “The Rover”, no original) é a película após essa estreia e dessa vez além da direção, o roteiro também é de autoria dele.

O roteiro é adaptado de uma história do ator Joel Edgerton (de “Guerreiro” e que trabalhou com o diretor em “Reino Animal”) e se ambienta em um mundo levado a bancarrota quase plena dez anos antes. O motivo que levou a essa quebra não é explicado no longa, não se sabe realmente as suas razões. Mas é nesse cenário que se inicia o filme e é nele que encontramos Eric (Guy Pearce de “Amnésia”, e que também havia trabalhado anteriormente com Michôd), tomando um café em uma birosca praticamente no meio de um deserto.

Com um olhar que mistura cansaço, desânimo e tédio, Eric ouve seu carro sendo roubado do lado de fora. Quando chega correndo ao local o trio comandado por Henry (de “Argo”) já segue estrada adiante. No entanto, a picape que eles deixam para trás dá para ser utilizada, apesar de ter sofrido um acidente. Assim, a perseguição que dá nome ao filme tem seu começo, deixando no ar a pergunta lógica e clara de porque Eric foi atrás do carro, já que o outro funcionava também. Uma pergunta que será respondida só no final e não de modo muito satisfatório.

Durante a perseguição, entra no caminho do personagem principal o irmão de Henry, Rey (Robert Pattinson, o ídolo teen da saga “Crepúsculo”) todo quebrado e machucado. Ele se junta nessa caçada pelos próprios motivos, lá não tão inteligentes. Com uma paisagem desértica impressa durante os pouco mais de 100 minutos do filme, “The Rover – A Caçada” apresenta figurantes destroçados, sujos, com medo e pânico instalado nos rostos. De outro lado, insere uma força de segurança (militares? mercenários contratados?) que não está nem aí para a situação e só quer fazer a obrigação que lhes foi passada e receber o dinheiro.

Em “The Rover – A Caçada” fica nítido o talento de David Michôd para situações de violência, situações em que o limite humano já foi ultrapassado e não há mais lugar para tolerâncias e compaixões. No entanto, apesar da boa atuação de Guy Pearce e de Robert Pattinson (esse mostrando que pode ir além do que já conquistou em termos de qualidade), o filme não consegue deslanchar, nem surpreender de fato o espectador. O ritmo lento e compassado usado para contrapor a brutalidade em cena prejudica mais do que ajuda e transforma a obra em um trabalho bem inconstante.

P.S: O filme já está disponível em DVD.

Nota: 6,5

Textos relacionados no blog:
- Cinema: “Reino Animal” - 2010

Assista a um trailer legendado:


Nenhum comentário: