sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"Lincoln" - 2013


A escravidão estava no patamar dos piores crimes possíveis para o 16º Presidente dos Estados Unidos. Para acabar com essa abominação, ele entrou em uma guerra que consumiu quase um milhão de vidas. O buraco era bem mais embaixo e os estados do sul usavam a mão de obra escrava como sustentáculo dos seus ganhos e lucros, assim como fizeram durante tanto tempo. Além da luta armada foi preciso muita conversa, quebra de princípios e jogadas pouco nobres para que a 13ª emenda fosse aprovada e adicionasse na Constituição a proibição da escravatura em todas as suas formas e procedimentos.

“Lincoln” que estreou no Brasil recentemente e está concorrendo a 12 estatuetas no Oscar desse ano é o novo filme do diretor Steven Spielberg. É um testemunho pesado e longo (são duas horas e meia de duração) sobre alguns meses entre o final de 1864 e o começo de 1865, justamente o período de aprovação da referida emenda. Abraham Lincoln havia acabado de se reeleger e os Estados Confederados do Sul começavam a ceder, logo o final da guerra se aproximava. Todavia, isso não era o bastante. Ele queria fechar para sempre as portas que culminavam nesse tipo tão vil de conduta.

Usando muitos e muitos diálogos e com raríssimas cenas de ação ou de aventura, Spielberg provoca um mergulho em um mundo escuro e denso, onde navegam lado a lado outras questões. Questões como a ética, questões como os limites do poder, questões como a crueldade do ser humano para com seus pares. Quem gosta de história e/ou conhece um pouco dessa parte da trajetória dos Estados Unidos, irá se sentir bem mais a vontade, isso é certo, porém, não somente para esse tipo de público “Lincoln” foi idealizado, a questão política tem um fiel endosso de atualidade no seu foco.

Com toda a licença para o uso de clichês, o elenco é estelar. Daniel Day-Lewis está soberbo como Abraham Lincoln, Sally Field une desespero e força para Mary Todd, a esposa do Presidente, David Strathairn aparece como o amigo e braço-direito William Seward, o Secretário de Estado do país, Tommy Lee Jones impressiona como Thaddeus Stevens, um importante político do partido conservador e James Spader coloca no balcão um pouco de riso como o negociante de votos W. N. Bilbo. Isso tudo amarrado com o roteiro categórico de Tony Kusher, responsável pelo estupendo “Angels In America”.

A parte técnica é outra invasão de nomes experientes e habilidosos, conhecedores de suas respectivas searas. Steven Spielberg repete a dobradinha que rendeu estatuetas do Oscar em 1994 e 1999 (com “A Lista de Schindler” e “O Resgate do Soldado Ryan”, respectivamente) e coloca Michael Kahn na montagem e Janusz Kaminiski na fotografia. Preciso nestes dois pilares, a direção se preocupa assim em controlar a vasta gama de personagens com papel de destaque, uma quantidade bem acima dos filmes habituais. E é nos atores que o filme se desenvolve de maneira exemplar.

Contudo, “Lincoln” ainda esbarra em duas situações. A primeira é a impressão que deixa de que os fins justificam os meios. Sim, esses meios sempre foram utilizados e provavelmente sempre serão e os objetivos aqui em questão são mais que nobres, mas pode ter uma extensão de compreensão a ser usada como desculpa para absurdos diversos. Isso já foi visto em inúmeras ocasiões. Uma das falas de Thaddeus Stevens depois da votação resume bem onde o Presidente teve que ir para conseguir seu desejo: “esta é a maior lei do século e foi conseguida à base da corrupção por um dos homens mais puros que eu conheço”.

A outra situação que prejudica um pouco o resultado final é que somente em esparsas passagens o filme realmente apresenta um clímax. Um desses momentos é a defesa que Lincoln (com Daniel Day-Lewis sobrenatural) faz das razões para aprovar a 13ª emenda. Mas, cenas assim são raras e apesar de todo o brilhantismo dos atores e a eficiência da área técnica, as emoções são contidas, comedidas, controladas. Mesmo assim, “Lincoln” é um ótimo trabalho para o diretor depois do fraco “Cavalo de Guerra”, como também para esse importante personagem que vê sua história contada longe de caçadores e de vampiros.

Nota: 8,0

Assista ao trailer legendado:


Nenhum comentário: