quinta-feira, 11 de outubro de 2012

“Checkerboard Lounge - Live Chicago 1981” - Muddy Waters & The Rolling Stones - 2012


Os ingleses Mick Jagger e Keith Richards nunca esconderam (pelo contrário, até alardeavam quando era possível) a sua paixão pelo blues norte-americano. O próprio nome da banda que criaram e transformaram em uma verdadeira instituição do rock saiu de uma canção do mestre Muddy Waters. O dvd e cd “Checkerboard Lounge - Live Chicago 1981” tratam justamente de acrescentar mais uma página nesse livro de admiração e influência.

Em 22 de novembro de 1981, os Stones estavam em turnê pelos Estados Unidos. Naquele momento promoviam o ótimo “Tattoo You”, aquele que provavelmente foi o último grande disco da banda por completo. Passando por Chicago, Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e o falecido Ian Stewart resolveram – junto com uma boa trupe de agregados – conferir uma exibição de Muddy Waters no clube pertencente a outro bluesman, Buddy Guy.

O dvd começa com a banda de Muddy mandando uma versão para “Sweet Little Angel”, uma canção do repertório de BB King encabeçada aqui pelo pianista Lovie Lee, enquanto o artista principal ouve tudo quietinho em uma modesta mesa na frente do palco. A banda ainda executa “Flip Flop And Fly” até que o excelente George “Mojo” Burford dá um tempo na sua harmônica e anuncia a subida daquele que chama com respeito de “pai do blues”.

A trupe stoneana chega após Muddy Waters dar um pequeno show com a guitarra em “Country Boy” e em “You Don’t Have To Go” a apresentação ganha ares de total jam session com a subida de um por um dos representantes da banda inglesa. O clube é um lugar pequeno, o típico inferninho, mas isso não impede Mick Jagger (vestindo uma roupa esportiva que beira por pouco o ridículo) de fazer suas caras e bocas enquanto canta e dança.

Com uma boa versão para “Hoochie Coochie Man”, o show vira uma festa só. Buddy Guy também sobe ao palco e junto com ele os já falecidos Junior Wells e Lefty Dizz, os dois completamente entorpecidos e ensandecidos. Em “Next Time You See Me”, o dono do clube e o guitarrista principal dos Stones realizam um duelo prazeroso de se ver e ouvir, enquanto os demais conversam, bebem, tocam e tentam se acomodar na muvuca que se formou.

Muddy Waters morreria aos 70 anos, um ano e pouco depois do show resgatado por esse registro onde os Stones apareciam ainda em grande forma. Isso acrescenta mais valor a esse resgate que documenta uma grande comemoração em torno do blues, da música em si. Ao assistir a bagaça da poltrona da sala, o desejo é roubar alguma máquina do tempo e viajar para esse clube de Chicago, pedir uma dose, encostar-se ao balcão e deixar a música fluir pelas veias.

P.S: O dvd ainda traz como um dos bônus uma boa execução de “Black Limousine” no Hamptom Coliseum em Chicago, no mesmo ano.

Nota: 8,5

Matérias relacionadas no blog:

Assista a versão de “Hoochie Coochie Man”:



Nenhum comentário: