quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Outside Society" - Patti Smith - 2011


Na canção “Rock n’ Roll Nigger” do álbum “Easter” de 1978, Patti Smith cantava: “fora da sociedade eles estão esperando por mim, fora da sociedade que é onde eu quero estar”. E ela realmente ficou lá durante a vida, fora do grande esquema das coisas. Não por acaso, é justamente dessa canção que ainda chamava Jesus Cristo e Jason Pollock de negros, que foi retirado o nome da compilação “Outside Society”, abrangendo a obra da artista desde a clássica estreia com “Horses” em 1975 até o último disco de estúdio, “Twelve” de 2007.

Com a carreira levantada pela belíssima biografia “Só Garotos”, onde conta parte da sua juventude e os primórdios da vida artística ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe, Patti Smith lança uma coletânea que abrange um pouco de toda sua carreira. São 18 canções extraídas em ordem (quase sempre) cronológica dos seus dez discos de estúdio. Quase todos os álbuns aparecem com 2 faixas, exceções feitas para “Wave” de 1979 que traz 3 canções e “Trampin’” de 2004 e “Twelve” de 2007, ambos com somente uma música. 

“Outside Society” é uma daquelas raras coleções de sucessos/singles que não chega a ser pintada como desnecessária. É o retrato de quem foi chamada de musa do punk rock e está prestes a completar 65 anos em 30 de dezembro, prezando constantemente pela identidade do seu trabalho, misturando este com poesia como poucos fizeram tão bem. A remasterização de Tony Shanahan e Greg Calbi serve também para ressaltar a banda da cantora que contou em momentos juntos ou distintos com músicos como Lenny Kaye e Ivan Krall.

As canções mais conhecidas da carreira se fazem presentes como a poderosa cover de “Gloria” de Van Marrison, a parceria com Bruce Springsteen no maior sucesso “Because The Night” e a densa “Dancing Barefoot”. Releituras como as de “So You Want To Be A Rock n’ Roll Star” dos Byrds e “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana também estão lá, além de canções perdidas como a política “People Have The Power” do “Dream Of Life” de 1988 ou a bonita e melancólica “Beneath The Southern Cross” do “Gone Again” de 1996. 

“Outside Society” só não ganha a nota 10 com mérito, porque o primeiro single lançado em 1974 e que continha “Piss Factory” e uma versão para “Hey Joe” ficou de fora. Essa ausência enfraquece um pouco a coletânea e a faz perder alguns décimos. No mais, é um disco que fica muito bem na estante de casa (também foi lançado em dois vinis) e reúne uma parte relevante da obra de uma artista seminal para o rock de modo geral. Coloque no player, leve o volume para o máximo que ele atingir e deixe tocar por algumas horas. Ela merece.

Site oficial: http://www.pattismith.net 

Sobre o livro “Só Garotos”, passe aqui.

Assista uma versão ao vivo de “Rock n’ Roll Nigger” em 1979:


Nenhum comentário: