sábado, 23 de outubro de 2010

"Ganeshas" - Ganeshas - 2010

Houve um tempo em que o rock nacional buscava constantemente inspiração na mpb ou em regionalismos para inspirar seus discos. Hoje isso ficou mais diluído, por mais que ainda exista em boa quantidade. Um bom exemplo disso é “Ganeshas”, estréia do grupo carioca de mesmo nome lançado agora em 2010. Fugindo do resultado chato, insosso e prepotente que a união sugere algumas vezes, a banda exibe um resultado com brilho próprio.
O Ganeshas é formado por Brenno Quadros (vocal), Bruno Keleta (guitarra), Felipe Fernandes (guitarra), Marcelo Castilho (baixo) e Felipe Genes (bateria). Na ativa desde 2005, o grupo foi moldando sua sonoridade com paciência no decorrer dos anos, testando esta sempre que possível ao vivo. As influências podem ser as mais díspares como o funk setentista e a música nordestina ou passeios casuais pelos Novos Baianos e por Chico Buarque.
A pluralidade dessa estréia é um de seus maiores atrativos, não sendo um samba do criolo doido que atira para todos os lados sem acertar em lugar algum. “Vai Sem Medo”, a primeira canção, abre com um violão em primeiro plano e depois se vê invadida por guitarras que aparecem e somem freqüentemente. “Botando na Caçamba” envolve boogie-woogie com Kleiton e Kledir e “A Indesejada” é Alceu Valença com doses de psicodelia.
Em “A Máquina”, outro bom exemplo, temos uma entrada digna de um (bom) faroeste antigo abrindo para um pop rock elaborado que trata sobre a humanidade (ou a perda dela) no mundo moderno, regada com esperança juvenil. “Mi Menor” é um blues com ares meio viajantes que lembra algumas coisas que o Cazuza fez na carreira. “Trem” já é um rock mais para o caminho “alternativo”, por assim dizer. Aliás, cabe ressaltar, um ótimo rock.
Conciliar rock e mpb nunca foi tarefa fácil. Por mais que existam trabalhos brilhantes nessa praia, uma quantidade igual ou maior trilharam o caminho oposto. O Ganeshas apesar de apresentar alguns pequenos problemas normais da estréia, fez um registro conciso e bem elaborado, o que é sempre mais importante. Típico disco que sugere um caminho interessante pela frente, orientado pelo Deus hindu que dá nome ao grupo. Por que não?
My space da banda onde o disco está gratuitamente disponível para download: http://www.myspace.com/ganeshas

Nenhum comentário: