sábado, 27 de fevereiro de 2010

"O Guia do Mochileiro das Galáxias" - Douglas Adams

Passando por uma dessas lojas virtuais deparei com uma coleção reunindo os cinco livros da série “O Guia do Mochileiro Das Galáxias” do inglês Douglas Adams por um preço bem amigável. Ótimo investimento. A série que ganhou mais uma roupagem pela Editora Sextante é uma nova chance para se conhecer um universo criado a partir de muita sátira e ironia, onde personagens estranhos tocam sua vida em um completo banquete de estupidez e humor negro.
Lançada no final dos anos 70 e começo dos 80, passando primeiro pelo rádio até ganhar sua primeira versão impressa, os cinco livros se dividem em: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, O Universo e Tudo Mais”, “Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!” e “Praticamente Inofensiva”. Na verdade os três primeiros é onde o néctar corrosivo de Douglas Adams está mais presente. Os dois últimos são menos interessantes. 

A história do perdedor e histérico Arthur Dent, que ao escapar da destruição do nosso planeta junto com um amigo em uma nave alienígena se vê no meio de complexidades que a sua pequena cabeça nunca irá entender, é irresistível. Os personagens criados por Adams são daqueles que ficam marcados na memória. Além de Dent, temos ainda Ford Prefect, Zaphod Beeblebrox, Tricia McMillan e o impagável Marvin, o andróide mais paranóico que a literatura já viu. 

Sempre preenchendo a história com toques do Guia do Mochileiro das Galáxias, uma espécie de guia para viagens intergalácticas, o autor explora e detona com extrema habilidade temas como política, guerras, religião, relacionamentos e os governos de modo geral. Nada passa impune as tiradas sarcásticas e repletas de acidez. A eterna procura do ser humano por explicações divinas e respostas para tudo é a que “sofre” mais nas mãos de Adams. Faz até pensar. 

Nascido em Cambridge na Inglaterra em 1952, o autor faleceu aos 49 anos, deixando para trás uma obra divertida e inteligente para ser admirada por muitos e muitos anos. O primeiro livro chegou até a ganhar em 2005 uma razoável interpretação para o cinema, com nomes como John Malkovich e Sam Rockwell no elenco, no entanto, é no papel que melhor se encaixa. É para não entrar em pânico e se imaginar tomando uma Dinamite Pangalática universo afora. 

Clássico.

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

pedi o meu hoje no submarino. o interesse primeiro foram uma coleção de 5 lirvos do saramago, mas estava indisponível e scataploft! apareceu essa coleção! :) e o q havia me chamado a atenção foi saber q inspirou uma musica do radiohead o//

Adriano Mello Costa disse...

Jorge, essa serie é fantastica. Abs.