quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Saturday" - Ocean Colour Scene - 2010

Sabe aquela música manjada que diz: “era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones...”? Os ingleses do Ocean Colour Scene não a conhecem (acredito eu), mas com seu novo disco “Saturday”, podem muito bem entrar nessa descrição. A banda que já conta com 20 anos de carreira sempre usou essas influências, mas nunca de modo tão imperativo como agora. O resultado disso? Um discaço. Ouso até dizer que o melhor da sua trajetória.
O Ocean Colour Scene já tinha voltado após uma época improdutiva com um bom disco, o “On The Leyline”. “Saturday” é o nono trabalho de estúdio e traz Simon Fowler (vocais), Steve Cradock (guitarra), Andy Bennett (guitarra), Dan Sealy (baixo) e Oscar Harrison (bateria) em grande forma. São 14 faixas que constituem um trabalho quase perfeito, com mínimos defeitos. A produção de Gavin Monaghan (The Editors) colabora bem para o resultado.
Logo na abertura com “100 Floors Of Perception”, o grupo já diz para o que veio. A música aparece como se fosse um Lado B do clássico “Beggar´s Banquet” dos Rolling Stones. “Mrs. Maylie” usa “Oliver Twist” de Charles Dickens para falar sobre vida e política. Em “Saturday”, é impossível não se render. Pop feito com maestria sobre uma letra descompromissada. Para tocar muito por aí. “Just A Little Bit Of Love” é John Lennon, influência-mor do rock inglês.
A banda convida o The Who e os Faces para a festa a partir dessa faixa. O britpop também dá as caras. Simon Fowler canta como se fosse um adolescente no rock de “Old Pair Of Jeans” e emociona no soul rock de “Sing Children Sing”. Para cantar junto e elevar o volume do som. “Harryy Kidnap” é uma bonita balada em homenagem a John Weller, falecido ano passado e “Magic Carpet Days”, o primeiro single, é mais uma canção que merece ser cantada junto.
“The Word” tem versos bem escritos, adequados na balada com o piano dando o tom para os violões. Típica canção para acender os isqueiros no show. “Village Life” canta o cotidiano de uma vida inglesa, com coro no refrão. “Postal” é o único defeito do álbum. Tentando ser um pouco mais modernos, o Ocean Colour Scene erra feio. Completamente dispensável. O disco volta aos seus grandes momentos na bonita “What's Mine Is Yours”. Setentista toda.
“Fell In Love On The Street Again” lembra muito Paul McCartney, enquanto a brincalhona e divertida “Rockfield” é a última a tocar. “Saturday” é um grande disco para quem gosta de rock bem feito e executado. Mostra uma banda segura, que sobreviveu ao estouro do britpop e mesmo com certa irregularidade na carreira, ainda é capaz de uma pequena obra prima dessas. “Saturday” é para tocar muito e agradar todos aqueles que como eles amam os Beatles e os Rolling Stones.
Sobre o "On The Leyline", passe aqui.
Site Oficial: http://www.oceancolourscene.com My Space: http://www.myspace.com/ocsmusic

2 comentários:

Sergio disse...

Pô, meu caro manauara (se não for isso me perdoe, deve fazer uns 3 anos q não te visito)... Pois é, estava revisitando meus disco do OCS e reparando exatamente nessa semelhança Beatle... mas principalmente Rolling Stones! E como vc é o único q, ao menos no tempo google (da minha busca), está no mesmo diapasão, fica a pergunta - voltemos à 1996...: quando o autor das faixas "40 Past Midnight" e "The Downstream", do álbum Mosley Shoals ele estava, propositadamente fazendo uma citação a Let's Spend The Night Together e Wild Horses, CLARO, NÉ? Porque não é possível que aquelas faixas foram criadas com essa idéia, ou o autor acreditava que ninguém ia notar a semelhança?

Apresso-me em dizer que gosto muito de Ocean Colour Scene. E, com essa re-audição, gostei ainda mais de Mosley Shoals, mas, amigo... quando a gente (o ouvinte) escuta duas semelhanças óbvias como aquelas, eu, se fosse o autor, por desencargo, colocaria nos créditos da capa: “inspirada na canção ... de Jagger & Richards”.

Era isso.

Ainda não ouvi o Saturday. Mas já me animei com vossa opinião entusiasmada com esse disco.

Abraços!

Adriano Mello Costa disse...

Caro Sérgio, na verdade sou paraense e não manauara :))
E realmente "40 Past Midnight" é muito "Let's Spend The Night Together" mesmo. Chupadona.
E escute o "Saturdary". Tá fodaço.
Grande abraço!