quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

"Midnight Ride" - Paul Revere & The Raiders - 1966

Nos mesmos anos 60 em que os Beatles reinavam absolutos no mundo todo, uma banda americana mostrava junto dos Beach Boys (entre outras), que os grupos britânicos teriam uma concorrência forte e de qualidade nos USA. A banda se chamava Paul Revere & The Raiders e em 1966, com o seu quinto disco de carreira intitulado “Midnight Ride”, cravou para sempre na história do rock um daqueles discos atemporais e fundamentais.
Com um começo de carreira mais famoso por suas palhaçadas (por exemplo, as roupas que vestiam entre outras maluquices), o grupo foi ganhando em corpo e com “Just Like Us” de 1965, que antecedia seu grande clássico, já mostrava um poder vigoroso. Nas onze faixas de “Midnight Ride”, a banda molda seu pop com ajuda do country e talvez ali certas raízes do que o punk faria depois, principalmente no quesito da energia envolvida no processo.
A abertura com “Kicks” já é contagiante e abre o caminho para um conjunto de canções quase infalível. Casa o country com o pop assoviável em “There's Always Tomorrow”, faz uma balada daquelas para dançar juntinho em “Little Girl In The 4th Row” e senta a mão no rock em “Ballad Of A Useless Man”. “I'm Not Your Stepping Stone” que vem em seguida, mesmo não sendo própria é um dos melhores momentos. Simplesmente fantástica.
“There She Goes” é curtinha e funciona como um pequeno interlúdio para a segunda parte do disco que segue com a psicodelia melódica de “All I Really Need Is You”, o rock básico de “Get It On” e as guitarras de “Louie Go Home”, um blues meio torto. Para fechar “Take A Look At Yourself” e o toque jazzístico de “Melody For An Unknown Girl”. Saíram algumas versões com faixas bônus, mas nada que acrescente muito a original.
O Paul Revere & The Raiders praticamente não saiu da ativa desde a sua formação, mudando seus integrantes, mas mantendo uma carreira sólida mesmo que pouco divulgada, no entanto, nunca mais conseguiu alcançar o nível de “Midnight Ride”. Hoje como a banda ainda toca em cassinos e por convenções pelos Estados Unidos, fico imaginando como seria ouvir faixas como “Kicks” mesmo depois de tanto tempo. Ainda deve ser bacana.
Site Oficial: http://www.paulrevereraiders.com

Nenhum comentário: