quarta-feira, 31 de outubro de 2007

"Vanguart" - Vanguart - 2007

A banda Vanguart de Mato Grosso ostenta hoje um dos melhores shows do país. Quem já viu a apresentação dos caras com certeza gostou bastante da mistura de Bob Dylan, Beatles, Radiohead, Neil Young e o psicodelismo dos anos 60 e 70 que a banda promove. O Vanguart representa também uma das pontas de lança dessa nova geração que vem produzindo com grande qualidade país afora.
Encabeçado por Hélio Flanders (voz e violão), conta ainda com David Dafre (guitarra e voz), Reginaldo Lincoln (baixo e voz), Luiz Lazarotto (teclados) e Douglas Godoy (bateria), o Vanguart despejou no mercado seu primeiro disco, que era bastante aguardado e saiu na revista Outracoisa, utilizando o seu nome para batizá-lo.
Para quem já conhecia o trabalho da banda, lá estão “Semafóro” (a melhor canção do ano passado e uma das melhores dos anos 00) e “Cachaça” (que teve clip concorrendo ao VMB da MTV), dois pequenos clássicos, assim como outras conhecidas como “The Last Time I Saw You” e o primeiro single “Hey Yo Silver”.
Optando em dividir o repertório entre inglês e português, o som passeia por suas influências e apresenta grandes faixas como “Just To See Your Blue Eyes See”, “Miss Universe”, “Antes Que Eu Me Esqueça” e “Para Abrir Os Olhos” (uma das melhores do ano). O som da banda parece que ficou guardado em uma caixa durante algumas décadas, sendo descoberta hoje pelo Thom Yorke e ganhando uma roupagem que vangloriza o tempo em que homenageia.
“Vanguart”
foi feito para cativar fãs ao redor do país, preenchendo um estilo pouco explorado (ou pelo menos não devidamente) no pop nacional, que é o folk rock, unindo bom humor, poesia, ótimo instrumental e melodias para sair cantando por aí. Em um ano que a música nacional vem produzindo grandes momentos, a estréia dos cuiabanos é mais uma para entrar nesse rol. Com mérito.
My Space: http://www.myspace.com/vanguart
Endereço na Trama, onde dá para baixar um bocado de coisa boa: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=7840

Nenhum comentário: