quarta-feira, 3 de outubro de 2007

"Boxer" - The National - 2007

Fazem uns quatro a cinco meses que estou com o disco “Boxer” da banda Nova York, chamada The National no meu computador para escutar. Às vezes as coisas funcionam assim aqui na casa, um disco pode passar um tempão sem ser escutado se não bater uma certa liga. Para meu arrependimento nesse caso especifico, essa liga era para ter batido há muito mais tempo, pois o resultado é muito bom.

O quinteto que se juntou em 1999 é composto por Matt Berninger (vocal), Aaron Dessner (baixo, guitarras), Bryce Dessner (guitarra), Scott Devendorf (guitarras, baixo) e Bryan Devendorf (bateria). “Boxer” é o seu quarto disco e levou treze meses para ser composto, demora que resultou em um aprimoramento capaz de produzir um dos melhores lançamentos de um ano que não para de gerar grandes trabalhos.
Já gostava da sonoridade da banda desde “Sad Songs for Dirty Lovers” de 2003, seu segundo d
isco e que trazia as influências que estão lapidadas nesse novo álbum. Trazendo toda a melancolia, angústia e às vezes um quase desespero e urgência de artistas como Nick Cave, Leonard Cohen, Nick Drake, Joy Division e Tom Waits. O clima do The National é justamente esse caro amigo, canções que abalam qualquer coração por mais duro que possa ser.

“Fake Empire” é a encarregada de abrir os 44 minutos em que o ouvinte estará submerso a seguir. Começando sombria com a bela voz de Matt Berniger (que é um show a parte) em primeiro plano, depois se misturando com sopros e backing vocals, formando uma poderosa canção. Destaques maiores para “Brainy”, Green Gloves”, “Apartament Story” (Ian Curtis ficaria satisfeito), “Guest Room” e “Gospel” que fecha as portas do bar.

“Boxer” (que tem um capa muito bonita) é completamente indicado para aquelas horas do dias em que se está sozinho, meditando sobre a vida, pensando enquanto faz alguma tarefa normal. Experimente também lendo um livro ou tomando um bom vinho. Será bem difícil de se arrepender.

Site da banda:
http://www.americanmary.com
My Space:
http://www.myspace.com/thenational

Download de “Boxer”
Senha:
coisapop

5 comentários:

Mizuhara disse...

heeeeeeeeey quanto tempo eu naum vinha aki =)
excelente disco, “Brainy”, Green Gloves” e “Apartament Story" são minhas favoritas. Mas creio q no meu top não chegue no top 20

abraaaaaaaaço caro amigo o/

Adriano Mello Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Mello Costa disse...

No meu nao sei quando tempo se mantera entre os 20...

Daniel disse...

E eu fiquei todo esse tempo sem saber do The National...que disco fabuloso !!

Anônimo disse...

obrigado pelo link!