segunda-feira, 25 de setembro de 2006

"Subtítulo" - Josh Rouse - 2006

joshrouse_subtitulo Originally uploaded by Kalnaab.
Conheci Josh Rouse em meados de 2001 quando um amigo emprestou o disco “Home” que o cantor lançara em 2000 e foi editado pela Trama. A sonoridade diretamente vinculada ao movimento alt-country tinha uma melancolia com tons de música pop que conquistava o ouvinte desde o primeiro momento com canções daquilo que o folk tem de melhor.

O tempo passou, nada mais do cantor foi lançado no Brasil, quando no ano passado baixei na internet o excelente Nashville, que trazia um som um pouco diferente do que eu conhecera anos antes, com um pé mais no country, mas sempre aliando o folk e belas melodias. Josh Rouse voltava para a lista de cantores mais escutados no meu cd player onde se mantém até hoje, mesmo que com outro disco, o novo “Subtítulo”.

O cantor passou por alguns problemas pessoais e mudou dos Estados Unidos para a pequena cidade de Altea perto de Valência na Espanha, o que ajudou a superar o que passara e voltar a compor pequenas obras primas, essa sua doce sina. Em “Subtítulo” ele comete um dos grandes álbuns do ano e sem dúvida um dos mais bonitos (na acepção total da palavra) que passaram pelos meus ouvidos ultimamente.

Desde a abertura com a dupla “Quiet Town” e “Summertime” até o fechamento com “El Outro Lado” o disco é um deleite só, que parece se perder no tempo, sem ambientação lógica, mas com uma imensa riqueza de melodias ajudadas pela voz de Rouse que contrapõe baladas de forma bastante interessante. Destaque ainda para as pop's “It Looks Like Love” e “His Majesty Rides”, para a mezzo disco "Givin´ It Up”, além do maravilhoso dueto entre o cantor e sua namorada espanhola Paz Suay em "The Man Who Doesn't Know How To Smile", simplesmente arrebatadora.

Ainda falando de amor na grande maioria das músicas, mas sem soar piegas, Josh Rouse faz em "Subtítulo" uma provável descrição para as palavras lirismo e beleza, sem precisar recorrer a nenhum golpe de marketing planejado e sendo bem mais relevante do que a grande maioria do que vemos hoje na MTV.

“Subtítulo” ainda não tem edição nacional e sejamos honestos, provavelmente nem terá, mas é um disco que precisa ser escutado a qualquer custo por todos os amantes da boa música e principalmente da força que existem nas canções. Apenas e fundamentalmente as canções.

My Space do cantor: http://myspace.com/joshrouse.

Nenhum comentário: