sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Má Educação

ma-educacao-poster03, originally uploaded by Kalnaab.
Andei revendo tambem o ultimo filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, "Má Educação(La Mala Educacion)". Almodóvar é um dos maiores diretores do cinema atual, fez entre outros "Tudo sobre Minha Mãe", "Carne Trêmula", "Mulheres a beira de Atauqe de Nervos" e "Fale com Ela". Muitas expectativas cercavam esse seu lançamento, principalmente por suas declarações que seria uma especie de auto biografia e pelo fato de Gael Garcia Bernal representar um travesti.
O enredo basicamente (é dificil resumir toda o obra) trata de Ignacio (Gael Garcia Bernal), que quando criança estudou em um colégio interno católico. Lá ele sofreu abusos sexuais por parte de seu professor de Literatura, o padre Manolo (Daniel Gimenez Cacho), que marcaram sua vida para sempre. Ignacio se apaixona por um colega do colégio, Enrique (Fele Martínez), que termina sendo expulso. Vinte anos mais tarde, Ignacio é agora um travesti chamado Zahara. Ele reencontra Enrique, com quem relembra várias histórias do passado de ambos no colégio.
O filme é repleto de referências. Em dado momento, dois personagens decidem matar o tempo depois de um assassinato e entram num cinema...que exibe uma mostra de filmes noir. (No caso, duas jóias do noir francês, “A Besta Humana”, de Renoir, e “Thérèse Raquin”, de Marcel Camé).
Na narrativa Almodóvar usa todo seu habitual talento para envolver o espectador em uma teia entre realidade, ficção, passado e presente. Gael Garcia Bernal com sua atuação, demonstra de uma vez por todas sua versatilidade e o excelente ator que se transformou.
Teve muito critico dizendo por aí que o filme não é tão bom assim, pura ranhice. O filme é sim muito bom e se não pode ser comparado com "Mulheres a ...", consiste no filme mais sincero do diretor e por isso o mais emocionante, além de ser um chute na hipocrisia da sociedade em geral e na própia igreja.

Nenhum comentário: