segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

As Bicicletas de Belleville

As Bicicletas de Belleville, originally uploaded by Kalnaab.

Andei revendo a animaçao francesa "As Bicicletas de Belleville". O filme foi indicado ao Oscar de "Melhor Filme de Animação" e "Melhor Canção Original", além de ter feito parte da seleção oficial de Cannes e ser indicado ao Bafta de "Melhor Filme Estrangeiro".

O enredo reside em Champion, um menino solitário e tristonho que mora com sua avó, que tenta de todas as formas faze-lo feliz, no entanto só consegue quando descobre o gosto do garoto por bicicletas e lhe dá uma de presente. Dai em diante, sobre um rigoroso treinamento comandado por sua avó, Champion se torna um atleta de verdade, participando inclusive do "Tour de France". É quando ele é raptado, para atender interesses nada humanitários da Máfia de Belleville, e para lá é levado.

Sua avó, com a ajuda do seu cachorro Bruno e das três cantoras de cabaré de Belleville, parte para a missão de salvá-lo. Esse filme é muito bom. É como se o Tim Burton tivesse dirigido. Há personagens de um universo totalmente incrivel como nos filmes de Burton. A máfia, a avó manca, o cachorro gordo, as cantoras e por aí vai.

A cidade de Belleville é uma mistura de Paris e Nova York. Tendo sido retratada perfeitamente pela direção de arte. Um filme que emociona e diverte ao mesmo tempo. Dirigido e Roteirizado por Sylvain Chomet. O DVD ainda traz um pequeno Making Of de 15 minutos que vale a pena ver, para entender melhor o processo de criação.

Nenhum comentário: