quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

"Frascos Comprimidos Compressas" - Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta - 2009

Nos últimos anos o samba vem aparecendo cada vez mais como influência para a música pop nacional, mais particularmente para o rock. De Los Hermanos a Caetano Veloso, vem sendo adicionado intensamente na mistura, em vários casos com grandes resultados e em outros apenas uma tentativa vã de estar na moda. Quando o novo disco dos baianos do Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta começa a tocar e a música “Você Sabe Dessas Coisas (Nega)” passa, a sensação inicial é de que o grupo tenha aderido ao segundo caso.
Essa sensação inicial acaba logo na segunda música e assim se estende até o final. A primeira faixa por carregar um título que remete a Paulinho da Viola e até mesmo uma certa semelhança de melodia com “Aquarela Brasileira” do Ary Barroso lá pelo meio, acaba dando essa falsa impressão. O grupo que estreou muito bem em 2005, volta adicionando ao seu rock denso uma forte mão de samba e de mpb, principalmente dos anos 70, e com isso consegue além de alterar o seu som, ir mais adiante e cravar um ótimo disco.
“Frascos Comprimidos Compressas” tem a produção do competente Pedro Sá e traz Ronei Jorge (vocal e guitarra), Edson Rosa (guitarra e vocal), Sérgio Kopinski (baixo e vocal) e Maurício Pedrão (bateria), juntamente com o convidado Juninho Costa na guitarra para um registro inspirado. A partir da segunda faixa “Quem Vem Lá”, apresenta uma consistência que a estréia não conseguia mostrar. Grande culpa disso vem da produção que teve como ser mais elaborada, uma vez que o projeto “Petrobrás Apresenta” financiou o álbum.
As canções agradam quase que na totalidade e trazem pequenas características que as tornam mais charmosas ainda. “Vidinha”, por exemplo, remete a Chico Buarque, cotidiana e real. A faixa título tem um instrumental forte e versos bem encaixados. “Tão Sabida Que Eu Nem Sei” namora com Novos Baianos. “Aquela Dança” brinca com axé, traz riff forte de guitarra e refrão para cantar junto. “Ó Você Dizendo” é um sambinha torto com mais um bom trabalho das guitarras e um “pa-ra-pa-pa”, pra engrossar o caldo e regar felicidade.
Até “Tão Forte” (com Lia Bordelo no vocal) acabar e encerrar o disco de maneira pop e meio lisérgica, “Frascos Comprimidos Compressas” reflete bem uma banda que depois de quatro anos consegue se superar e ainda se mostrar mais criativa. Melhor ainda, mesmo com a usual mistura de samba e mpb com rock, foge bem da banalidade. Com melodias bem construídas e um instrumental limpo, onde as guitarras são o maior destaque, Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta é mais um exemplo de boa banda nacional sem o merecido destaque.
Disco disponível gratuitamente para download no site oficial da banda: http://roneijorgeeosladroesdebicicleta.com

Nenhum comentário: