quinta-feira, 5 de março de 2009

"A Torre Negra - Vol. VII" - Stephen King

18 meses se passaram do início da minha leitura da série “A Torre Negra” do escritor Stephen King até eu terminar em meados de dezembro passado. Durante os dois, três meses que vieram desde então fui relendo trechos dos sete volumes, a fim de montar o quebra cabeça deixado pelos livros, de maneira mais consistente. Não é tarefa das mais fáceis, se contarmos que o próprio autor precisou de 33 anos para chegar ao fim da saga.
Durante esses 33 anos, King escreveu mais de 4.000 páginas que foram divididas em sete volumes (todos comentados por aqui). Durante esse espaço de tempo a obra já foi traduzida para mais de 40 países. Em “A Torre Negra - Vol. VII” a saga de Roland de Gilead e o seu ka-tet finalmente encontra o seu ponto final, passando por aventuras, mortes, desespero, esperanças e aprendizados.
Depois de percorrer os sete volumes, percebe-se que “A Torre Negra” não é o tipo de obra que chega ao seu ápice no final, esse ápice aparece durante a trama, nos livros intermediários. O final da saga parece em uma primeira visita bastante confuso e um tremendo exercício de ego do escritor, para depois amarrar a grande maioria das pontas soltas no decorrer do caminho e convencer o leitor que andou um caminho tão longo.
Sobre a série, King declarou: "Já escrevi romances e contos suficientes para encher um sistema solar da imaginação, mas a história de Roland é meu Júpiter, um planeta que faz de anão todos os outros...” Quando se percorre os passos de Roland em um mundo que seguiu adiante e se direciona a passos firmes para o seu fim, é fácil ter esse entendimento. O escritor além de se tornar parte de sua história, conta esta com uma paixão emocionante.
“A Torre Negra” já ganha outras mídias como os quadrinhos e provavelmente chegará ao cinema. O mundo construído por King que além de usar suas próprias criações, adicionou a mistura fortes doses de J.R. R. Tolkien e Sérgio Leone, ainda percorrerá o imaginário de muitas pessoas ao redor do mundo. Personagens como o tão ambíguo, obcecado e carismático Roland de Gilead ainda perdurarão vivos no inconsciente por alguns anos.
Sobre os volumes I, II, III, IV, V e VI, siga os links.
Site Oficial: http://www.torrenegra.com.br

Nenhum comentário: