quarta-feira, 25 de março de 2009

"Quem Quer Ser Um Milionário?" - 2009

Vivemos em uma época que diversas coisas deixaram de ter o sentido de outros tempos. Uma época de instabilidade, insegurança e consumo rápido de informação, construindo um mundo que na maioria das vezes carece de fé e de amor. Parece piegas e ingênuo, talvez até seja mesmo, mas coisas realmente boas tem ficado para trás. Diante dessa dura realidade, filmes que explorem esses valores são sempre bem vindos.
“Quem Quer Ser um Milionário?”, o vencedor do Oscar desse ano na categoria de melhor filme, direção e roteiro adaptado, entre outras mais é um desses casos. O novo trabalho do diretor Danny Boyle (do clássico “Trainspotting”) versa principalmente sobre o amor, mas sem esquecer-se de retratar as mazelas sociais e de caráter, que colaboram para que essa fábula moderna, seja um excelente prato a ser degustado.
Baseado em um livro lançado em 2005 pelo escritor Vikas Swarup, “Quem Quer Ser Um Milionário?” é situado na Índia e conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem de 18 anos, oriundo de uma família pobre das favelas de Mumbai, que como em um passe de mágica passa a ser detentor de 10 milhões de rúpias (a moeda local) podendo concorrer ao dobro na versão indiana do programa de perguntas “Who Wants To Be a Millionaire?”.
Logo no começo, encontramos Jamal sendo torturado pela polícia, que procura descobrir como um rapaz sem estudo, que serve chá em uma empresa de telemarketing, pode ser capaz de chegar tão longe onde várias pessoas com formação muito superior a dele não conseguiram. Seria destino ou trapaça? Jamal começa a contar a sua história pessoal, desde os tempos de criança até a presente data, sobre tudo que passou.
Desse ponto em diante o roteiro de Simon Beaufoy flui muito bem enquanto a trama vai pulando em diversos pontos, resultado do ótimo trabalho de montagem e edição de Chris Dickens, sempre retornando ao momento presente. Enquanto Jamal narra sua vida repleta de provações e obstáculos, o espectador conhece Latika (Freida Pinto), a garota responsável por grande parte dos atos que Jamal produz na busca pelo seu amor.
As comparações que o filme carrega com o brasileiro “Cidade de Deus” realmente são muitas, tanto na construção do filme, quanto no aspecto social e até em determinado ponto da formatação dos personagens. “Quem Quer Ser Um Milionário?” é uma brilhante fábula moderna, um conto de fadas ambientado em um mundo que os sonhos têm cada vez menos significado e os atos do destino ganharam tons de milagre.

Nenhum comentário: