domingo, 9 de dezembro de 2007

"West" - Lucinda Williams - 2007

A primeira vez que ouvi falar da cantora americana Lucinda Williams foi há mais ou menos uns dois anos. Estava eu matando tempo em um cyber e me deparei com uma resenha elogiosa do álbum “Car Wheels On A Gravel Road” de 1998. Fui atrás e me encontrei com uma bela cantora, que ancorava seu trabalho no folk e no country, mas com um pé no rock.
Pela internet (não tem nenhum disco lançado no Brasil) continuei a acompanhar a artista em álbuns como “Essence” de 2001 e o triste World Without Tears” de 2003. Mantendo sempre a média, mas sem nunca conseguir o nível do disco de 1998, passeando sobre influências de nomes como Bob Dylan, Neil Young, Billy Bragg, Joni Mitchell e Bruce Springsteen construiu uma carreira sólida e longe da mídia.
2007 é a vez do seu oitavo disco, “West”, que mantêm o clima mais para baixo do que os anteriores (e esquecendo de vez aquele “pé no rock”), versando sobre perda e decepções sejam elas familiares, amorosas ou cotidianas. “West” é indicado para aqueles dias chuvosos, quando se está lendo um livro ou trabalhando no computador, com suas melodias, violões e o belo vocal de Lucinda sempre em primeiro plano.
“West” só padece de um grave problema: é longo demais. Por conta disso, as 13 faixas acabam por soarem repetitivas, vez ou outra, ainda mais quando se conhece o trabalho anterior. Esse foi um dos malefícios do cd, os artistas pararam de fazer os discos com 10, 11 faixas e passaram a colocar algumas canções que poderiam ficar de fora. “West” tem esse mal.
Mas também tem excelentes canções como “Mama You Sweet”, um belo folk que trata da perda da mãe, “Learning How To Live”, com uma bela melodia, “Come On”, em que a cantora emula uma Patti Smith nervosa e promove um dos grandes momentos do disco, ou a baladaça “Words” com pianos e orquestrações tomando conta dos versos.
Apesar de ser um trabalho um pouco irregular, “West” tem ótimos momentos (e você pode fazer aquela seleção de sete ou oito faixas perfeitinhas), apesar de ser inferior a outros discos da cantora e merece ser consumido em uma noite da sua vida com absoluta certeza.
Site oficial: http://www.lucindawilliams.com

Nenhum comentário: