sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"Malcolm" - Fabio Massari e Luciano Thomé

“Malcolm McLaren. Ninguém tem uma opinião fria sobre o homem: ou ele era o ser mais abjeto que já pisou na terra, um oportunista que descartava seus artistas assim que eles não mais lhe serviam, ou era um gênio absoluto, capaz de usar a mídia a seu favor de uma maneira que ninguém, até hoje, aperfeiçoou. Talvez ele fosse as duas coisas ao mesmo tempo.”

O pequeno texto acima está na contracapa de “Malcolm”, álbum em quadrinhos lançado no início desse ano pela Edições Ideal. Foi extraído do posfácio escrito pelo André Barcinski e ilustra muito bem a controversa pessoa de Malcolm McLaren, figura única no mundo do entretenimento dos últimos 50 anos, pelo menos. Falecido em 2010, ele foi empresário, produtor musical, agitador cultural, artista, criador de moda, entre outras coisas mais. E foi essa personalidade ímpar que desembarcou nos estúdios da MTV Brasil em São Paulo durante o ano de 1995.

No mesmo dia o jornalista Fabio Massari foi avisado dessa visita e se preparou para encarar uma missão complicada à primeira vista, mas que se tornou bem agradável durante o curso da entrevista ali feita, que de quinze minutos previstos inicialmente se espalhou por mais de cinquenta. McLaren estava na teoria lançando seu mais recente disco chamado “Paris” (de 1994), mais a conversa se espalhou por assuntos bem diferentes desse, fazendo uma espécie de compêndio da carreira dele até ali.

Na época, só alguns trechos foram ao ar na MTV e a gravação da entrevista ficou guardada pelo Fabio Massari para ser usada posteriormente. O resultado ganhou corpo dezenove anos depois. E em um formato até certo ponto inusitado: em quadrinhos. Feita em conjunta com o quadrinista gaúcho Luciano Thomé, “Malcolm” é um grande acerto. O formato casou muito bem com o teor da entrevista e a originalidade do personagem principal. Méritos a Thomé, que em preto e branco e com um traço quase anárquico, conseguiu repassar visualmente tudo muito bem, com várias inserções externas, caricaturas e referências.

Fabio Massari que já havia lançado em 2013 o livro “Mondo Massari – Entrevistas, Resenhas, Divagações e Etc.”, volta novamente a carga com essa ideia, que é o primeiro projeto da coleção que administra (e leva o seu nome) dentro das Edições Ideal. O segundo livro dessa muito bem-vinda coleção inclusive já saiu, chamado “Nós Somos a Tempestade”, do jornalista Luiz Mazetto, que fala sobre o metal alternativo dos EUA. “Malcolm” tem capa dura e 68 páginas e mostra pensamentos relevantes do seu entrevistado mesmo tanto tempo depois. Mais uma ótima bola dentro do Reverendo.

Nota: 8,0

A editora liberou uma boa parte gratuitamente no seu site. Veja aqui:




Nenhum comentário: