quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

“Plano de Fuga Pra Cima dos Outros e de Mim” - Letuce - 2009

O ano de 2009 foi muito interessante para a música nacional. E quando ia acabando eis que surgiu por aqui mais um disco para engrossar esse caldo. Trata-se de “Plano de Fuga Pra Cima dos Outros e de Mim”, estréia dos cariocas do Letuce (agora só com um “t” no nome). Formado em 2007 pelo casal de namorados Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos, o Letuce esbanja amor e bom humor pelas doze canções que compõem este primeiro álbum.
As músicas misturam Rio de Janeiro com Tropicália, música francesa com guitarras, samplers com bossa nova, rock nacional dos anos 80 com eletronices, revestidos em uma embalagem que vive mudando. As letras versam basicamente sobre amor (sem soar piegas ou até mesmo previsível), mas em várias passagens trazem divertidas frases, ministradas com categoria e charme por Letícia Novaes que as canta em português, inglês e até francês.
Entrecortada com as músicas próprias o Letuce manda duas ótimas releituras. Primeiro subverte “Caso Sério” da Rita Lee (virou “Seriuse Affaire”) em um mar de calmaria e tempestade, com guitarras explodindo ocasionalmente e cantada em francês. O resultado fica incrivelmente bom. Depois é a vez de “Acontecimentos”, sucesso de Marina Lima nos anos 80, que ganha uma versão bonita e com efeitos eletrônicos. Balada dos tempos modernos.
Das composições próprias, todas têm algum encanto específico que por menor que seja acaba conquistando o ouvinte. Pode ser o ritmo leve e doce de “Horizontalizar” ou o balanço funkeado de “Piscina Haikai”. Pode ser o violão dedilhado de “Seresta Quentinha” ou “De Mão Dada” e sua cadência deliciosa e atraente. E não para por aí. Ainda tem mais destaques como “Êxodo Lunar”, “Ballet Da Centopéia”, “Tuna Fish” e “Darwin's Fairy Tale”.
“Plano de Fuga Pra Cima dos Outros e de Mim” é completamente indicado para ser escutado a dois. Seja em casa, viajando no carro ou falando besteiras em qualquer lugar. Serve também muito bem para aquelas noites tranqüilas na frente do computador. Ou como pano de fundo para uma boa leitura. Ou seja, serve para quase todo lugar, pois é música boa, feita e conduzida por um sentimento nobre e cada dia mais desvalorizado chamado amor.
My Space: http://www.myspace.com/letuceletuce

2 comentários:

Renato disse...

o Letuce tem levado boa música e alegria aos domingos cariocas. Adoro o cd, adoro show e adoro o casal. Postei sobre eles lá no meu blog também. Sinta-se à vontade para ler.

http://coisinhasealgomais.wordpress.com/?s=letuce

Abraços

Adriano Mello Costa disse...

Beleza Renato, passarei lá :)