sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Tonight: Franz Ferdinand" - Franz Ferdinand - 2009

Um antigo comercial de shampoo na tv, tinha os dizeres: “Você se lembra da minha voz? Continua a mesma, mas os meus cabelos...” É essa impressão que o terceiro disco dos escoceses do Franz Ferdinand, lançado em janeiro de 2009 deixa após sua audição. Uma das maiores bandas da atualidade, vem saciar a vontade de milhares de fãs espalhados pelo mundo, com “Tonight: Franz Ferdinand”.
A banda teve uma estréia arrasadora em 2004 com hits como “Take Me Out” e “Michael”, conquistando seu lugar no topo da música com o sucessor “You Could Have It So Much Better” de 2005, que trazia músicas como “Do You Want To” e “Walk Away”, só para ficar em dois pequenos hinos dos anos 00. Alex Kapranos, Nick McCarthy, Robert Hardy e Paul Thomson souberam casar os anos 70 com os 80, como poucos.
No novo trabalho, o grupo dá uma pequena guinada para o lado da eletrônica, usando bastante sintetizadores nas faixas, mas sem perder em nenhum momento sua essência e características positivas. As influências de The Fall, Wire, Gang Of Four e Talking Heads continuam bem presentes, tanto nas guitarras de Kapranos e McCarthy como no baixo cada vez mais pulsante de Hardy, só que dessa vez tem novas companhias para inspiração.
“Ulysses” é a responsável pela abertura, trazendo logo um baixo que te conquista de entrada, fazendo a cama para os outros instrumentos. “C’mon let´s get high” brada Kapranos no vocal. Para fechar temos “Katherine Kiss Me”, uma baladinha (o que já ta ficando tradicional) dedilhada no violão. E o recheio? O que tem nele? Tem faixas para agitar qualquer lugar mundo afora.
Passa desde por canções com a marca registrada da banda, vide “Turn It On”, “No You Girls” e “Send Him Away”, por outras com algumas variações como “Bite Hard” e “What She Came For” (o flerte semi-perfeito entre funk e rock) antes de se jogar mais na eletrônica em “Live Alone”, “Can't Stop Feeling” e o épico “Lucid Dreams”, com quase oito minutos, que a partir da sua metade parece ter saído de algum disco do Kraftwerk.
Podemos entender esse “Tonight: Franz Ferdinand” como um set list completo para as pistas, começando com o rock dando as regras, ficando mais eletrônico enquanto o tempo vai passando, chegando no ápice da festa, para depois acalmar com as duas últimas canções. Mesmo não tendo um hit do porte de suas antigas canções, o Franz Ferdinand lança mais um grande trabalho. Um disco para continuar no topo.
Site Oficial: http://www.franzferdinand.co.uk
My Space: http://www.myspace.com/franzferdinand

Nenhum comentário: