terça-feira, 30 de agosto de 2005

Metrópolis

Metropolis, originally uploaded by Kalnaab.

"Metrópolis", é uma animação japonesa de 2001, baseada no clássico da vanguarda e do expressionismo alemão de mesmo nome realizada em 1926 por Fritz Lang. Apesar de não ter visto o original pelo que já vi comentarem, a animação não se trata somente de um "remake" e sim de um novo filme. O longa tem a direção de Rintauro ("Galaxy Express"), baseado nos quadrinhos de Osamu Tezuka, criador de "Astro Boy" e que já foi definido como o "Walt Disney dos mangás", além do roteiro mais que competente do lendário Katsuhiro Otomo, que mudou o mundo da animação com seu "Akira", fundamental até hoje.

Ambientado em um futuro distante, onde a sociedade está formada por duas classes básicas: os humanos ricos que vivem em cima da cidade, e os humanos pobres e robôs que moram embaixo desta. Durante as comemorações de mudança de regime político, chegam do Japão, um detetive e seu sobrinho Keinichi a vim de fazer um investigação sobre um cientista procurado por diversos crimes. Com o desenrolar da trama, percebe-se o envolvimento do mesmo com o Duque Red, que pretende criar um humanóide superior capaz de gerir as suas ações de destruição e extermínio dos pobres e robôs. O nome desse ser especial é Tima.

Com um clima intenso envolvendo no mesmo bolo, religião, ciência, violência, social e amor, o filme vai conquistando e encantando a cada minuto de duração. A cena do assassinato do presidente é uma das melhores de todos os tempos, ao lado do apoteótico final ao som de "I can´t stop loving you" de Don Gibson, interpretada por Ray Charles, simplesmente maravilhoso. O jazz permeia quase todas as cenas e se faz fundamental dentro da concepção do filme. O único senão fica por conta que o monte de extras que vem no DVD duplo estejam em inglês. Merece muito ser assistido.

Um comentário:

Sic disse...

Dica anotada, mas menino ainda não assisti nem o castelo animado (tá certo? eu sempre falo errado o nome do filme).
Beijos